Início Geral

Atleta do MT vence o salto em distância e bate o recorde dos Jogos Escolares da Juventude

Atleta da Escola 14 de Fevereiro, de Pontes e Lacerda (MT), Lazaro Julio de Silva conquistou a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude de João Pessoa, para atletas de 15 a 17 anos. Na manhã deste sábado, dia 12, na pista da UFPB, ele venceu a prova com a marca de 7,37m, com vento a favor acima do permitido no regulamento para computar recordes. Por isso, a marca do seu segundo salto (7,32m), passa a ser o novo recorde da competição, que era de 7,23m.

Leia mais notícias de Esporte do Portal Correio

Nascido em Picos (PI), Lazaro foi morar em Rondonópolis (MT) com dez anos de idade e jogava futsal. Em 2012, aos 13, o seu técnico comentou que tinha visto um garoto ainda da categoria mirim saltar pouco mais de 5 metros, foi quando Lazaro respondeu que saltava mais que ele e sua vida mudou radicalmente.

“Naquele momento eu iniciei os treinos no atletismo e larguei o futsal. Pouco depois fui convidado para morar em Pontes de Lacerda, onde as condições de treinos eram melhores e estou morando lá até hoje. Já recebei outros convites para deixar a cidade. Ontem mesmo um técnico de Presidente Prudente me viu saltando e me convidou para ir morar lá, mas ainda estou muito novo e recusei o convite, pelo menos por enquanto”, disse o atletas de 17 anos.

Bicampeão brasileiro interclubes e recordista brasileiro no salto triplo na categoria Sub-18, Lazaro é fã do americano Christian Taylor, atual bicampeão olímpico e mundial do salto triplo. Seus próximos objetivos na carreira são: conquistar uma vaga na equipe brasileira que vai disputar o pan-americano juvenil de atletismo no ano que vem e representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Lazaro recebeu a medalha de ouro das mãos da campeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer, e se emocionou com o que ele chamou de uma honra inigualável. Ele já tinha tirado uma foto com a Embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude 2016, mas aproveitou para pedir um autógrafo, que ainda não tinha. Sempre solícita, Fabiana ainda conversou com o jovem atleta e passou alguns recados.

“Vi todos os seus saltos e achei a sua técnica muito boa. Mas isso é só o começo. Não é porque você bateu o recorde que vai relaxar. Tem que continuar treinando e treinando para alcançar objetivos maiores na carreira. Você vai passar por dificuldades, mas é normal, todo atleta passa. Tem que manter a cabeça erguida, superar os obstáculos que um dia você alcança objetivos ainda maiores do que você pode sonhar”, ensinou Fabiana.

A medalha de prata no salto em distância ficou com Weslley Bevilaqua Beraldo, do Colégio Estadual Doutor Duílio Trevisan Beltrão (PR), com 6,78m, e o bronze foi para Adrene Apostolico Pereira, da Escola Estadual Azarias Ribeiro (MG), com 6,74m. Medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 na classe T47, Petrucio Ferreira também acompanhou a competição da arquibancada.

Diversas outras finais do atletismo aconteceram na manhã desta segunda-feira, na pista da UFPB. No lançamento de disco feminino, a medalha de ouro fiou com Milena Cristina Soares, da Escola Estadual Professor Cesidio Ambrogi (SP), com 39,52m. A medalha de prata ficou com Caroline Almeida do Colégio Estadual Tancredo Neves, com 38,06m e o bronze foi para Ingrid Iohanna Martins, da Escola Dom Idilio José Soares, de Ouricuri (PE), a terra dos Voluntários da Pátria, com a marca de 36,77m.

Já na final dos 400m rasos feminino, a carioca Marlene Ewellyn dos Santos, do Colégio São Lucas (RJ), conquistou a medalha de ouro com o tempo de 56s80. Leticia Maria Lima, do Colégio Certo (PI), ficou com a prata ao registrar o tempo de 57s16, e Leydiane Ramos da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, de Japaraiba (MG), cidade com menos de 4 mil habitantes segundo o censo do IBGE de 2010, completou o pódio.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Leia
mais notícias em portalcorreio.com.br,
siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.