Moeda: Clima: Marés:
Início Nado artístico

Atletas da Paraíba vão disputar Brasileiro de nado artístico de forma remota em dezembro

Atletas precisam enviar vídeos das apresentações para a organização avaliar de forma remota
Foto: Divulgação/Acqua R1

As meninas da Acqua R1, de João Pessoa, estão em fase final de preparação para o Campeonato Brasileiro de nado artístico no próximo mês. Uma parte da equipe segue de olho na competição nas categorias infantil e juvenil, em São Paulo, e a outra na júnior e sênior, que será no Rio de Janeiro.

O detalhe é que apesar de as disputas acontecerem de forma presencial, em 2021, os torneios também vão ser disputados de forma remota. As atletas da Paraíba se enquadram neste último quesito e precisam enviar os vídeos das apresentações para a organização.

“A competição mudou o formato. Vai ser presencial e online. As meninas daqui vão participar à distância, mas o resultado sai junto com quem esteve in loco. É uma competição única e estamos muito focadas para fazer uma grande apresentação”, comentou a técnica Talita Leal.

Para dar ritmo de campeonato às garotas, a treinadora vem fazendo competições internas. Ela explicou que por causa da pandemia da Covid-19 e a pausa nos treinos coletivos não conseguiu treinar as coreografias com a equipe.

“O ano inteiro estamos fazendo festivais a cada mês para ir compensando o período que ficamos sem competição. Depois de ter passado esse período todo sem conseguir treinar o que era necessário, a gente está focando muito na questão das coreografias. Foi muito tempo só fazendo individualmente, onde aproveitava para trabalhar a parte técnica, como figuras e elementos. Agora estamos correndo com as coreografias buscando ter mais resistência nesse quesito”, disse.

Júlia Ramalho foi campeã brasileira júnior no ano passado. A competição em 2020 acabou sendo disputada de forma remota. Cada atleta precisava enviar um vídeo da sua apresentação para os jurados. Desta vez, apesar de o campeonato ser no Rio de Janeiro, entre 16 e 19 de dezembro, ela vai continuar se apresentando em João Pessoa.

“A gente estava treinando antes sem a certeza de que iria ter a competição. Agora, sabendo que vai ter, estamos ainda mais empolgadas. Vamos com tudo para vencer novamente”, afirmou Júlia Ramalho.

Quem vai estrear no torneio nacional é Maria Clara Nascimento. Ela começou a fazer nado artístico há um ano e vai disputar o Campeonato Brasileiro na categoria infantil. A disputa dela acontece, em São Paulo, de 9 a 12 do mês que vem.

“Eu vim fazer natação, uma aula experimental, e quando terminei tive a opção também de fazer o nado artístico. Fiz uma aula e gostei bastante. Estou na expectativa agora de disputar o Brasileiro, bem nervosa e espero que lá dê tudo certo”, finalizou Maria Clara Nascimento.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.