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Aulas de música online ajudam no fortalecimento de vínculos familiares

As aulas de música com voz, violão e flauta foram mantidas no município de Curral de Cima, mesmo com o isolamento social em combate à pandemia de coronavírus. Cerca de 80 crianças e adolescentes participam do projeto, que agora é realizado online, com acompanhamento pelo WhatsApp. O serviço, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, ajuda a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Para Raquely Araújo, uma das alunas, o tempo em casa e as aulas de música aproximaram ainda mais a família das suas atividades educacionais, já que muitos exercícios são executados também pelos parentes.

“Eu tenho muito apoio da minha família que participa e sempre me motiva a continuar, mesmo diante das dificuldades. A minha maior motivação de continuar é acreditar que a gente vai estar junto novamente o mais rápido possível. Enquanto isso, vamos aprendendo em casa”, disse.

O professor Júlio César destacou que as dificuldades em realizar as aulas de forma online são superadas pela dedicação e empenho dos alunos e seus familiares. “Muitos alunos não têm computador ou celular e dependem da compreensão dos pais para se fazerem presentes nas aulas. A aproximação familiar já começa daí com os pais ou responsáveis fazendo esse gesto de doar seus equipamentos nos horários das nossas aulas. Dessa forma, elaboramos atividades com a presença desses familiares que tem nos garantido um retorno importante com uma participação efetiva”, destacou.

De acordo com Júlio César, os alunos têm atividades como dinâmica e reflexão musical com exercícios de identificação da melodia e da música, além das notas musicais com um trabalho executado de forma teórica e prática. “É um desafio grande, mas ver o empenho e dedicação dessas crianças e adolescentes, além dos seus familiares, nos revigora. Essa resposta enche nosso coração de amor e esperança”, disse.

A secretária de Assistência Social de Curral de Cima, Vanúbia Soares, destacou que as aulas de música são essenciais para o desenvolvimento mental das crianças e adolescentes.

“A música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio e um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, inclusive, as questões reflexivas voltadas ao pensamento, carregado de emoções. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo”, destacou.

O público prioritário do serviço são crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de isolamento; trabalho infantil; vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em situação de acolhimento; em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; egressos de medidas socioeducativas; situação de abuso e/ou exploração sexual; com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); crianças e adolescentes em situação de rua;  e vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.

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