Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Autor lança biografia do jornalista Biu Ramos

Livro é resultado da dissertação de mestrado do autor, e será lançado na Livraria A União, no Espaço Cultural, em João Pessoa
(Foto: Divulgação)

Será lançada nesta quinta-feira (31), às 19h, a biografia “Biu Ramos: o Timoneiro da Arca de Sonhos”, do jornalista Samuel Amaral. O livro é resultado da dissertação de mestrado do autor, e será lançado na Livraria A União, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Samuel Amaral destaca que Biu Ramos (1938-2018) foi um dos grandes nomes da história da imprensa, integrante da chamada “era de ouro” do jornalismo paraibano, entre as décadas de 1950 e 1960. “Negro, de origem humilde e com uma deficiência congênita nos pés, Ramos enfrentou o racismo e uma série de preconceitos até firmar-se como uma das penas mais férteis do colunismo político do Estado, conquistando seu lugar por sua escrita impecável e atenção às questões sociais e políticas do seu tempo”, ressalta o autor.

Biu Ramos se destacou como um dos últimos polemistas da imprensa, com passagens pelos principais jornais do estado, como Correio da Paraíba, O Norte, A União e O Momento. Ramos também foi correspondente de importantes jornais nacionais, como o Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. Além disso, ocupou diversos e importantes cargos públicos, incluindo o de secretário de Comunicação de João Pessoa, procurador do Estado, secretário de Cultura do Estado, diretor da Rádio Tabajara e do jornal A União, tendo enveredado pela carreira política ao se candidatar a deputado estadual em 1986.

O livro é resultado da dissertação de mestrado do autor, defendida em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB), sob orientação da professora doutora Joana Belarmino de Sousa. Dividida em dez capítulos, 408 páginas, a obra é prefaciada pelo escritor e historiador Bruno Gaudêncio, e apresentada pela professora, jornalista e escritora Joana Belarmino. A publicação também comemora o aniversário de Biu Ramos, que, se vivo estivesse, completaria 85 anos em agosto de 2023.

Joana Belarmino afirma que “o primoroso trabalho da Editora A União entrega ao leitor, não apenas a história do jornalista Biu Ramos, mas traz a lume, o nascimento do jornalista investigativo, do jovem e persistente escavador de memórias, Samuel Amaral Veras Bonifácio, que tem a sede pela recuperação do passado da profissão e quer dar a conhecer, através da sua narrativa, os nomes e as cenas desse tempo em que o jornal do dia seguinte fazia sentido e criava opinião na Paraíba

Bruno Gaudêncio comentou que “Samuel Amaral apresenta uma ótima narrativa biográfica. Seu texto é bem construído, objetivo, claro e coerente, demonstrando uma pesquisa profunda que se baseou no rico acervo pessoal do próprio Biu Ramos. Além disso, o autor, habilmente, inclui depoimentos de pessoas que conviveram com o biografado, adicionando camadas de autenticidade e intimidade à narrativa. A precisão e minúcia de Amaral em seu processo de apuração são admiráveis, entregando ao leitor a complexidade que foi seu biografado”.

Palavras Chave

BiografiaBiu Ramos
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.