Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Autoras do livro ‘Devo ou não devo? Posso ou não posso?’ participam de bate-papo na Livraria do Luiz neste sábado (2)

Educadoras Gabriela Miranda e Lúcia Wolmer vão conversar com mães, pais e educadores sobre educação e possibilidades de tomadas de decisão
Foto: Divulgação

A Livraria do Luiz, localizada no Centro de João Pessoa, vai sediar neste sábado (2) um bate-papo com as educadoras Gabriela Miranda e Lúcia Wolmer, autoras do livro ‘Devo ou não devo? Posso ou não posso? Algumas possibilidades para pais e educadores nas tomadas de decisão’.

O evento será realizado das 10h às 12h e inclui atividades para as crianças que estiverem no local. A programação ainda contará com a presença da pediatra Zilah Barros (que integra o livro como entrevistada das escritoras no capítulo sobre saúde).

Publicada em dezembro de 2020 pela editora paraibana Let’s Play, a obra já vendeu cerca de 700 exemplares. O livro nasceu da observação de Gabriela Miranda e Lúcia Wolmer ao longo dos anos de atendimento a milhares de mães e pais e seus questionamentos sobre a educação de crianças e adolescentes. “O livro veio de repetidas conversas e orientações que precisamos dar às famílias na nossa prática diária. Como os assuntos pareciam se repetir, entendemos que eram relevantes para pais e educadores no geral”, afirma Lúcia Wolmer.

Durante o bate-papo, além de falar sobre os principais temas que inquietam educadores, mães e pais, as autoras devem apresentar abordagens práticas relacionadas a aprendizagem, comportamento, sexualidade, medos da infância, adolescência, dentre outros temas. Como Lúcia Wolmer e Gabriela Miranda citam na apresentação da obra, educar é uma tarefa complexa. “Não existe um único caminho, uma receita, uma fórmula pronta para educar. Tal missão requer sensibilidade, bom senso e conhecimento (leituras, trocas de experiências e orientações profissionais se forem necessárias”.

Resposta dos leitores e nova obra

Para Gabriela Miranda, a recepção dos leitores tem sido muito boa desde o lançamento da obra. “Recebemos muitos comentários em relação ao livro ser fácil de ler e também elogios pelos exemplos práticos que damos”, diz.

A satisfação com o primeiro projeto literário é um estímulo para que as autoras pensem em renovar a parceria para uma obra futura. “Pensamos em um livro pós-pandemia que acrescente a falta que a escola faz, os distúrbios por excesso de tela, os perigos da internet, as questões da adolescência atual”, comenta Lúcia Wolmer. Alguns desses temas, aliás, já fazem parte do livro ‘Devo ou não devo? Posso ou não posso?’, mas sempre há muito o que escrever quando se trata da educação de crianças e adolescentes.

Sobre as autoras

Gabriela Miranda – É formada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e possui pós-graduação em Psicologia Hospitalar pelo EPSI Espaço Psicanalítico/UNEPSI— Unidade de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Psicanálise. Desde 1999 trabalha na área de educação. Foi professora, coordenadora pedagógica e, atualmente, atua como vice-diretora da Maple Bear João Pessoa, além de fazer atendimentos de crianças e adolescentes em consultório particular.

Lúcia Wolmer – Graduou-se em Letras – Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (USP) e em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também fez Pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Trabalha com educação desde 1985, quando teve o primeiro emprego como professora de inglês. Possui um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e opera uma unidade licenciada Maple Bear desde 2012.

Localização

A Livraria do Luiz fica localizada na Galeria Augusto dos Anjos, na Praça 1817, 88, no Centro de João Pessoa.

Palavras Chave

Literatura

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.