Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Autoridades comentam o papel das parcerias público-privadas em benefício da população

Parcerias público-privadas são uma das principais alternativas buscadas pelas autoridades para beneficiar a população e evitar gastos para os cofres públicos
A entrega da escola pela Unimed JP contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Divulgação/ Unimed JP)

As parcerias público-privadas são uma das principais alternativas buscadas pelas autoridades para beneficiar a população e evitar gastos para os cofres públicos. Um exemplo da importância desse tipo de união ocorreu este mês com a entrega da nova Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (ECIT), no bairro da Torre, que foi construída por meio de uma parceria entre a Unimed João Pessoa e o governo do estado, com permuta de dois terrenos aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A área onde funcionava a antiga Escola Raul Córdula ficou com a Unimed JP para expandir seus serviços próprios. Em contrapartida, a Cooperativa construiu, em um terreno que era próprio, uma escola estadual modelo, com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento.

As autoridades que participaram da entrega do novo prédio da Unimed JP para o governo do estado, no último dia 25, destacaram a importância da parceria entre as instituições privadas e o poder público. “O que vimos aqui é uma parceira que eu chamo de inteligente e de resultado. Isso demostra que quando a sociedade e o poder público agem juntos, com esse senso de comunidade, dá mais do que certo”, declarou o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que durante o evento recebeu, da Unimed João Pessoa, a medalha Mérito de Saúde por ser um entusiasta e defensor do cooperativismo na Câmara Federal.

Cidadania e compromisso

O cooperativismo, a transformação e o desenvolvimento socioeconômico foram evidenciados pelas autoridades ao falarem da parceria. O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra, considerou a entrega da nova escola um ato de cidadania, que mostrou o compromisso da Unimed JP com a comunidade. “Essa parceria entre a Unimed JP e o governo do estado para viabilizar essa grande obra evidencia nosso potencial de transformação. Quando somamos esforços para promover o desenvolvimento social e econômico genuíno, mostramos a essência do cooperativismo, a qual é o interesse e a participação ativa na vida da comunidade, a crença do fazer juntos de forma plural e solidária”, ressaltou.

Para sair do papel e se tornar realidade, a parceria entre a Unimed JP e o governo do estado foi construída por muitas mãos. Uma delas foi a da senadora Daniella Ribeiro. “Essa parceria diz muito para todos nós e espero que a nossa Paraíba possa vivenciar outros momentos frutíferos como esse, com novas parcerias envolvendo o setor privado. Fico feliz por ter feito parte das articulações entre legislativo, executivo e cooperativa, que proporcionaram melhorias à educação e saúde dos paraibanos”, afirmou a parlamentar.

O cardiologista Fábio Jatene, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), que participou da solenidade, disse que a parceria entre a Unimed JP e o governo foi muito importante para o desenvolvimento da educação e da saúde da Paraíba. “Nós precisamos de parcerias como essa, para que mais projetos possam ser desenvolvidos e ajudem mais pessoas na educação, na saúde”, salientou o cardiologista. Na ocasião, ele assinou um acordo de cooperação mútua entre o Incor e a Unimed JP.

Sobre a escola

A Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula (ECIT) entregue pela Unimed JP é uma das mais modernas da rede estadual e vai beneficiar 380 estudantes, 60 a mais do que no colégio anterior, incluindo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prédio, que foi construído em um novo conceito de sustentabilidade, acessibilidade e ensino, conta com 11 salas de aulas, além de laboratórios, quadra poliesportiva coberta, salas multifuncionais, refeitório climatizado, área de lazer ampliada. Outro destaque do projeto é a acessibilidade, com elevadores e todas as necessidades atendidas para garantir o acesso de pessoas com deficiência. Com energia solar e coleta seletiva, o espaço promove a sustentabilidade ambiental.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.