Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Bagagens, CNH, meteoro e açudes: os fatos da semana

O presidente Jair Bolsonaro vetou a bagagem gratuita, o simulador passou a ser facultativo, um meteoro foi visto no céu de João Pessoa e os açudes da Capital sangraram. Esses foram alguns dos assuntos que mais tiveram destaque durante a semana, entre segunda (17) e sexta-feira (21), no Portal Correio. Relembre abaixo.

Segunda-feira

As constantes reclamações da população sobre ligações indesejadas de telemarketing fez com que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) criasse um cadastro pessoal para bloqueio do recebimento desses telefonemas.

O presidente Jair Bolsonaro vetou a regulamentação de franquia de bagagem inserida por emenda parlamentar na tramitação da Medida Provisória (MP) 863. A MP, que foi apresentada pelo governo de Michel Temer, autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas e foi aprovada pelo Congresso Nacional em maio deste ano.

Terça-feira

Na última semana, o governo federal anunciou que vai retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma das consequências anunciadas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, é que haveria redução no valor cobrado pelas autoescolas. Porém, não é o que confirma o presidente do Sindicato das Autoescolas da Paraíba e diretor da Federação Nacional das Autoescolas, Claudionor Fernandes.

Um homem de 32 anos diagnosticado com malária foi internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Ele é agricultor e morador de um sítio na Zona Rural de Conde, município da região metropolitana. Este é o 12º caso confirmado da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os dois açudes que abastecem a grande João Pessoa estão com mais de 100% da capacidade, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O Marés, na Capital, passou a marca de 100% da capacidade total de 2,1 milhões de metros cúbicos (m³) na sexta-feira (14) e está com 103,58%.

Mais de 70 apenados, que cumprem pena em regime aberto e semiaberto no Município de Santa Rita, irão usar tornozeleira eletrônica. Segundo a juíza titular da 1ª Vara Mista da Comarca e coordenadora dos Mutirões Carcerários no Estado, Lilian Frassinetti Correia Cananéa, os equipamentos serão disponibilizados no dia 26 deste mês.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita iniciou o processo seletivo para contratação de farmacêuticos. O edital publicado prevê admissão de quatro profissionais, com o objetivo de atender as necessidades de gerenciamento e oferta nos serviços de saúde. O salário base é de R$ 2.208,04.

A vitória do Brasil contra a Itália ficará para sempre na memória dos brasileiros pelo recorde individual da jogadora Marta. O gol transformou a atacante brasileira na maior goleadora na história das Copas do Mundo, superando o atacante Miroslav Klose, da seleção alemã. Marta tem agora 17 gols contra 16 do alemão.

O plenário do Senado aprovou a revogação do decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou o acesso da população a compra e posse de armas no Brasil. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Quarta-feira

A Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Pote de Ouro, que investiga desvio de recursos da Prefeitura de Itabaiana entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Antônio Carlos Rodrigues de Melo Junior.

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), portaria assinada pelo secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, sobre a autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados civis e religiosos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou balanço parcial da Operação Festejos Juninos, realizada em todo o estado da Paraíba desde o dia 7 deste mês.

De acordo com os números divulgados, até o momento já foram fiscalizados 5,5 mil veículos, o que resultou pouco mais de 2 mil infrações de trânsito. O levantamento parcial mostrou que 57 motoristas já foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 19% a mais do que o registrado no ano passado.

A Paraíba tem 26 grandes obras paralisadas. Juntas, elas somam o valor de R$ 172 milhões. Os dados são da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que levantou o número de todas as obras paradas por meio de estudo feito pelos 33 Tribunais de Contas espalhados pelo Brasil.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) divulgou o resultado dos recursos contra o gabarito das provas objetivas do concurso para técnico-administrativo (edital 147) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Também foram disponibilizados o gabarito oficial final e o resultado preliminar das provas objetivas realizadas no dia 19 de maio.

Quinta-feira

Um meteoro foi registrado por uma câmera da Bramon, rede brasileira de observação de meteoros), em João Pessoa. A partir da análise das imagens, astrônomos amadores concluíram que o fenômeno ocorreu sobre o estado do Rio Grande do Norte.

A interdição do Aeroclube da Paraíba, localizado em João Pessoa, foi prorrogada até o mês de agosto. O último comunicado da Aeronáutica estabelecia o dia 7 de junho como prazo para a suspensão das atividades. Um dia antes do prazo expirar, a interdição foi renovada.

Sexta-feira

O abastecimento de água em Campina Grande pode passar por crises intensas na próxima década. É o que concluiu o pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Jorge Casé , em sua tese de doutorado.

O inverno chega com a promessa de chuvas regulares e temperaturas abaixo da média na Paraíba. Os termômetros podem despencar aos 14ºC na região próxima ao município de Monteiro, no Cariri, com sensação térmica de 11º C em virtude dos ventos. Para o estado, a temperatura média será de 17º C.

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.