Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Baía da Traição sedia evento de inclusão digital nas tribos, com palestras, oficinas, shows e surfe

Todas as atividades (oficinas, palestras, debates, shows, competições, etc), são abertas ao público em geral e gratuitas mediante inscrição
Baía da Traição
Baía da Traição (Foto: Reprodução/TV Correio)

A comunidade indígena Aldeia Forte, em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, sedia o I Acampamento Inclusivo 2022, a partir desta quarta-feira (27). Até o sábado (30), o evento traz debates, oficinas culturais e de tecnologia, mostra de filmes, campeonato de surfe, maratonas de programação (Hackathon), entre outras atividades com especialistas em tecnologia e sociedade, além de festival de música, feira de artesanato e gastronomia indígena

Durante uma semana estarão reunidos povos indígenas da região, especialistas, instituições governamentais, ONGs, estudantes e a população em geral a fim de fortalecer a cultura, o empreendedorismo local e a integração dos povos.

“Discutir o multilinguismo na internet, a educação indígena, o poder do feminino e da robótica, fomentando a economia criativa para as inúmeras possibilidades de autogestão e soluções capazes de mudar mundos”, disse o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques. “É uma oportunidade única de empoderamento e transformação através da inclusão digital para todos os participantes e também traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento humano e econômico com destaque para os potenciais do município de Baía da Traição”, completou.

Programação

O I Acampamento Inclusivo da Paraíba terá um Hackathon, com uma maratona de criação com 20 participantes que acamparão no local e desenvolverão ideias em uma competição de 72 horas.

Serão cinco debates mediados por especialistas, como por exemplo a diretora do escritório da Unesco em Paris, Marielza Oliveira, que abordará sobre a temática Multilinguagem na Internet (com apresentação do documento da Unesco 2022 a 2032, década internacional das línguas indígenas), por uma internet livre e multilinguista.

Foto: Divulgação

Também haverá mesas de debates em torno de temas como Educação escolar indígena; Mulheres na tecnologia; Empoderamento feminino, Movimento, juventude indígena e a cultura digital – História, luta e resistência dos povos indígenas (presença dos Caciques); Cosmologia Tupi.

No ciclo de quatro palestras, serão abordados os temas Software livre e justiça ambiental, um diálogo necessário; Internet nas aldeias, uma importante ferramenta para o empoderamento e o conhecimento da cultura indígena; Educação tecnológica inclusiva, experiências e estratégias metodológicas para a sala de aula; Carreiras na tecnologia, do estudo ao mercado de trabalho.

Todas as mesas e palestras serão transmitidas ao vivo no YouTube através do canal da Anid Brasil.

Oficinas

Serão realizadas seis oficinas gratuitas mediante inscrição.

  • Oficina de Robótica (20 horas de duração)
  • Oficinas indígenas de Flauta, Maracá e Cocar (6 horas de duração cada), divididas em três dias do encontro
  • Oficina Guardiões do Mar, voltada para educação infantil e combate ao lixo nas praias
  • Oficina de Observação dos Astros na praia, com a ajuda do telescópio Meade etx-ls 6

Cultura

No eixo cultural, na sexta-feira (29), acontecerá o Festival de Música, com o Bate Lata, Beto Bass, Índio Poeta e outros músicos. 

No sábado (30), será realizada a Feira de Artesanato e Gastronomia, incluindo produtos da agricultura familiar, na Praça Central da Baía da Traição.

Surfe

Será realizado também o Campeonato de Surfe, no sábado (30), com participação de atletas indígenas de expressiva representatividade no esporte, com premiação em quatro categorias.

Inscrição

Todas as atividades (oficinas, palestras, debates, shows, competições, etc), são abertas ao público em geral e gratuitas mediante inscrição.

O evento

O I Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento – https://www.acampamentoinclusivo.org.br/2022

Palavras Chave

Educação

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.