Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Bailarino nordestino é destaque na peça ‘Cão sem Plumas’

Bailarino clássico formado pelo Bolshoi com passagens pelo Teatro Mariinsky, tanto em São Petersburgo quanto em Vladvostok, o piauense Luan Batista, de 22 anos, se apresenta em João Pessoa no próximo dia 27/3 às 20h, no Teatro Pedra do Reino, estreando como solista do espetáculo “Cão sem plumas”, primeiro balé de temática explicitamente brasileira da Cia. Deborah Colker.

Concebido e dirigido pela coreógrafa, o balé se baseia no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), tem Direção Cinematográfica e Dramaturgia do cineasta Claudio Assis, de “Amarelo Manga”, “Baixio das Bestas” e “Big Jato”, cenografia e direção de arte de Gringo Cardia e figurino de Claudia Kopke.    A companhia ase apresenta, nesta terça-feira  em João Pessoa.

Luan Batista saiu da casa da família, em Teresina, aos nove anos de idade, em 2004, em um programa de parceria do Governo do Piauí com a então recém-instalada Escola do Bolshoi em Joinville – única fora da Rússia -, cujo objetivo é fomentar novos talentos no país para a dança clássica internacional.

O Bailarino se formou na escola, fez parte da companhia jovem da sucursal brasileira do Bolshoi, viajou se apresentando por países como a Rússia, Suíça, Espanha e Ucrânia, sendo o único brasileiro até hoje premiado na décima-segunda edição do Concurso Internacional de Ballet em Moscou, na Rússia, em 2013, com apenas 17 anos. Depois de três fases, concorrendo como participantes de todo o mundo, o jovem talento brasileiro conquistou o terceiro lugar num evento que normalmente só agracia concorrentes de origem russa ou de países da antiga União Soviética. Foi a primeira vez que Luan participou de concurso de balé nessa premiação que é considerada uma dos mais importantes do mundo.

Entre 2016 e 2017, ele integrou o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, no final do ano passado teve seu passe comprado pela Cia. Deborah Colker, na qual agora se apresenta ao lado de outros 13 profissionais.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.