Moeda: Clima: Marés:
Início Serviços

Banco de Leite do Cândida Vargas faz apelo por doações

No momento, o estoque conta com 86 litros de leite, número insuficiente para atender a demanda
Banco de Leite
(Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP)

O Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, está com o estoque em baixa e faz um apelo para novas doações. No momento, o estoque conta com 86 litros de leite, número insuficiente para atender a demanda.

Atualmente, o serviço da Prefeitura de João Pessoa conta com 90 doadoras ativas, umas com doações semanalmente e outras a cada 15 dias. Mas, segundo a nutricionista e coordenadora do programa, Malu Tavares, há uma baixa nos estoques sempre no início do ano.
 
“A gente sempre pede para reforçar e convocar a mães com leite em excesso para novas doações. Janeiro é um mês bem difícil pra gente, porque muitas mães viajam. Por isso, intensificamos nossa campanha para atrair mais doações”, afirmou Malu Tavares.
 
Todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras desde que apresentem boas condições de saúde, não estejam tomando medicamento que possa interferir na amamentação como antidepressivos, ansiolíticos, fitoterápicos e hormônios e não façam uso de álcool ou tabaco.

Coleta dentro e fora do hospital

O hospital dispõe nas suas dependências um posto de coleta para atender as mães internas, fornecendo orientações a respeito do aleitamento e dos cuidados necessários para que a amamentação seja um ato prazeroso, tanto para ela como para o bebê.
 
“Também trabalhamos com a Rota Domiciliar, que é realizado com mães de qualquer lugar da cidade, que estejam amamentando e tenham leite excedente para doação. O serviço funciona de forma direta com as mães em suas próprias casas, mesmo neste período de pandemia e é seguro. Nosso trabalho é facilitar e incentivar o aleitamento materno até os seis meses de idade ou mesmo até os 2 anos ou mais”, destacou.
 
A nutricionista explicou que o leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. “O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê”, finalizou.

Balanço de 2021

Apenas no ano passado, o Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, garantiu leite materno a 1.717 bebês internos na maternidade, cujas mães apresentaram dificuldades para amamentar.

Como doar

As interessadas devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

Palavras Chave

João PessoaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.