Início Geral

Barbara Godoy encerra sua participação nos Jogos Escolares com cinco medalhas de ouro

A atleta paranaense Barbara Godoy Domingos conquistou na tarde deste domingo, dia 13, mais quatro títulos dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. Após o título na competição por equipes, Barbara sagrou-se campeã no individual geral e nos três aparelhos que fizeram parte da competição: fita, bola e arco. Assim, ela deixa a capital paraibana com cinco medalhas de ouro no total.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

 “Esse resultado foi uma surpresa, muito melhor do que eu esperava. Os Jogos Escolares são uma competição bem forte, assim como o Brasileiro e eu não tive descanso. Na semana passada eu estava em Mérida, no México disputando o Campeonato Pan-americano, semana que vem estarei em Aracaju (capital sergipana) para disputar o Campeonato Brasileiro juvenil e adulto e na semana seguinte vou para Florianópolis (capital catarinense) disputar o Brasileiro de conjunto. Então assim é um mês inteiro que eu vou passar fora de casa”, disse a jovem de 16 anos.

Aluna do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba (PR), Barbara disputa os Jogos Escolares desde os 12 anos de idade, ou seja, já foram cinco anos somando medalhas e foram tantas que ela até perdeu a conta. Ao lado da técnica Márcia Naves, que a acompanha desde os 6 anos, a atleta paranaense ainda tem idade para disputar a maior competição escolar do país no ano que vem e somar ainda mais medalhas à sua extensa coleção.

Barbara venceu a final da fita com 13,350 pontos. Isabella Henao, da Escola Municipal Presidente Castello Branco (SC), ficou com a medalha de prata com 11,250 enquanto duas atletas dividiram o bronze com um total de 11,050 pontos. São elas: Mariany Miyamoto, da Associação Educacional Bom Jesus (SC), e Mayra Siñeriz, do UP Centro Educacional.

No aparelho bola, Barbara levou o título com 14,500 pontos. A prata ficou com a também paranaense Heloísa Gabriella Bornal, com 14,450, e Mariany Miyamoto levou o bronze, com 13,900. No arco, Barbara e Heloísa dividiram o lugar mais alto do pódio com 13,850 pontos e Isabella Henao levou o bronze (13,450). No individual geral, Barbara somou 41,700 pontos para levar a sua última medalha de ouro. Heloisa Gabriella ficou com a medalha de prata com 39,200 e Mariany Miyamoto o bronze com um total de 36,450 pontos.

O show da ginástica rítmica foi finalizado com uma belíssima apresentação de gala. Vestidas de curinga e batgirl respectivamente, as cariocas Luisa Miranda Matos e Marcela Barão Vianna levaram o público no ginásio Ronaldão ao delírio. Melhor ainda foi a apresentação da Embaixadora Natalia Gaudio, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esse foi o primeiro contato de Natalia com os Jogos Escolares e, de acordo com as suas palavras, não será o último.

 “Fiquei impressionada com o tamanho do evento, a organização, a estrutura. Da pra comparar a competição com os Jogos Pan-americanos. Sempre ouvia as meninas falarem dos Jogos Escolares, mas também fiquei um pouco triste porque não tive a oportunidade de ter participado desse evento. Infelizmente a competição não existia quando eu era mais jovem”, disse a atleta, hoje com 23 anos.

Assim como diversas meninas presentes à competição em João Pessoa, Natalia também vai participar do Campeonato Brasileiro em Aracaju (SE). Ela preparou uma apresentação especial para mostrar um pouco da sua técnica às jovens atletas, uma vez que várias delas a acompanham apenas pela televisão. Sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, a atleta disse que alcançou todos os objetivos que traçou para a competição.

“Fiz até mais do que planejei. Realizei as quatro apresentações sem erros. Claro que é muito difícil alcançar a final, a ginástica rítmica brasileira ainda tem muito que evoluir e ainda sofremos um pouco de preconceito da arbitragem internacional, principalmente a europeia, que é o berço da ginástica. Mas o resultado foi ótimo. Hoje mesmo diversas atletas muito jovens que assistiram os Jogos Escolares me parabenizaram pelas minhas atuações. Estar aqui é uma forma de incentivar e disseminar ainda mais o esporte”, concluiu.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.