Início Geral

Barragem sangra no Cariri e Sertão tem maiores índices de chuva

Parte da região mais seca da Paraíba está recebendo grandes quantidades de chuva, o que pode aliviar alguns problemas provocados pela estiagem prolongada. Entre a noite dessa terça (29) e a madrugada desta quarta (30), a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou chuva em 137 localidades monitoradas na Paraíba. O maior índice verificado foi de 170 milímetros, em São José de Princesa, a 460 km de João Pessoa, no Sertão. Veja abaixo a previsão do tempo.

Leia também: Chuva deixa paisagem verde, rios cheios e reacende esperança de paraibanos; vídeos

Em Monteiro, a 305 km da Capital, no Cariri, a barragem São José sangrou (transbordou) na madrugada desta quarta (30), com água do Rio Paraíba. Moradores da região aproveitaram para comemorar a chegada da água. A Aesa registrou 98 mm de chuva na cidade.

Barragem transbordou em Monteiro

Foto: Barragem transbordou em Monteiro
Créditos: Reprodução/Cariri Ligado

Um vídeo mostra um trecho do canal da transposição do São Francisco cheio com água do Rio Paraíba após a chuva em Monteiro. A narração é do vice-prefeito da cidade, Cajó Menezes.

Na microrregião do Vale da cidade de Piancó, a 395 km de João Pessoa, também choveu de forma contínua. Apesar da intensidade, o volume registrado pela Aesa foi razoável, de 35 mm.

Foram registradas ainda chuvas consideráveis em cidades como São Bento, Riacho dos Cavalos e Paulista.

Na cidade de Teixeira, a km de João Pessoa, o jornalista Thércio Rocha postou no Facebook o resultado da chuva na cidade.

Também choveu em Teixeira

Foto: Também choveu em Teixeira
Créditos: Reprodução/Facebook/Thércio Rocha

Em Patos, a 317 km da Capital, no Sertão do estado, a Aesa registrou cerca de 40 mm de chuva que se estenderam da noite de terça até a madrugada desta quarta.

Serra fica nebulosa em Patos

Foto: Serra fica nebulosa em Patos
Créditos: Reprodução/Patos Online

Em João Pessoa, a terça começou bastante ensolarada, mas terminou com chuvas que também se estenderam pela madrugada da quarta. Na Capital, a Aesa contabilizou entre 30 e 36 mm, em dois pontos monitorados na cidade.

Em Campina Grande, no Agreste, foram 50 mm de chuva nessa terça (29), mas as ocorrências atingem apenas a cidade e parte da região. Boqueirão, cidade próxima e onde fica o manancial que abastece Campina, não recebe chuva e o açude permanece com apenas 10,8% da capacidade.

Previsão

A Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado com chuvas para todo o setor leste do estado, que contempla as regiões do Agreste, Brejo e Litoral, nesta quinta-feira (31).

A previsão é a mesma para a região do Semiárido, que engloba as regiões do Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão.

Ainda de acordo com a Aesa, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 30º C e a mínima deverá atingir os 23º C, na faixa litorânea.

Veja as temperaturas:

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 20º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 20º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 23º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 23º C

Cariri-Curimataú – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.