Início Entretenimento

Fundação Casa de José Américo inicia projeto voltado para escolas

batista-lima-faz-convite-para-acao-de-cidadania-realizada-pelo-sistema-correioA Fundação Casa de José Américo dá início nesta quinta-feira (21) à programação do projeto ‘A Escola vai à Fundação Casa de José Américo’. O objetivo é promover o acesso dos alunos às ações educativas e culturais, lúdicas e midiática, aos espaços de memória, história e literatura, representados pelo Museu, Arquivo, Biblioteca e Cineclube da FCJA.

Pela manhã será realizada a abertura com apresentação da proposta, seguida por mesa-redonda com o tema “A integração de ações das unidades de informação da FCJA e a vivência do Projeto”, com a participação dos seguintes professores e temas: Janete Lins Rodriguez – A ação de educar no Museu Casa de José Américo, Irene Rodrigues da Silva Fernandes – O Arquivo dos Governadores e a construção da memória e identidade paraibana e  Neide Medeiros Santos – O acervo  literário de José Américo – de leitor a poeta.

À tarde, o professor Cláudio Brito apresentará o tema “O papel do cinema no contexto educacional escolar”. A seguir, mesa-redonda: “O desenvolvimento de ações pedagógicas a partir dos acervos museológico, arquivístico e bibliográfico da FCJA”. Os expositores e temas específicos são: professora Irene Fernandes – Arquivo e Patrimônio: a construção da memória educativa, professora Janete Rodriguez – Arte e Educação: um diálogo poético, professora Maria Ilza Franco – A ludicidade e o conhecimento: espaços de diferentes vivências, psicóloga Valéria Diniz – Mídias e Educação: a tecnologia no espaço escolar e secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho Ribeiro – A leitura e a biblioteca na Escola.

Após o intervalo, haverá projeção do documentário: “Museu Virtual José Américo”, seguida da exposição do presidente da Codata, Krol Jânio Palitot, que falará sobre o Projeto Virtual do Arquivo Ricardo Vieira Coutinho, com projeção de arquivo em Autocad, encerrando a programação do dia com visita guiada às dependências e instalações do Museu, Arquivo e Biblioteca da FCJA.

Na sexta-feira (22), orientação aos participantes sobre a dinâmica e organização das Oficinas para aprofundamento das propostas de ações educativas apresentadas na Formação, realização das oficinas com seus respectivos eixos temáticos e foco em quatro eixos de ações culturais. No encerramento, haverá apresentação dos trabalhos realizados nas oficinas e avaliação da formação.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.