Moeda: Clima: Marés:
Início Futebol

Belinhas do Belo mostram evolução após participação na Copinha Feminina

Mesmo em grupo considerado da morte, as meninas do Botafogo-PB conseguiram competir bem contra as adversárias
Jogadoras do Botafogo-PB comemorando gol diante do Flamengo, na Copinha Feminina. Foto: Divulgação/Copinha

O Botafogo-PB encerrou na última segunda-feira (13) a sua participação na primeira edição da Copa São Paulo Feminina. As Belinhas do Belo caíram em grupo com três grandes projetos do futebol feminino, Flamengo, Santos e Grêmio.

Mesmo em grupo considerado da morte, as meninas do Botafogo-PB conseguiram competir bem contra as adversárias, mas, infelizmente, os resultados não vieram. Na primeira fase, elas acumularam três derrotas, não conseguindo brigar por uma vaga na semifinal da Copinha Feminina.

Mas essas derrotas não foram vendidas fáceis. Na estreia contra o Santos, as Belinhas do Belo saíram a frente do placar com um belo gol de Aissa. A vitória das Sereias da Vila veio de lances individuais, em que Ana Barboza e Isa Viana marcaram dois golaços de fora da área.

Contra o Flamengo o cenário foi praticamente o mesmo. As Meninas da Gávea precisam dos três pontos para encaminhar a classificação para o mata-mata. Mas o Botafogo-PB não facilitou com sua boa marcação. O Rubro-Negro saiu em vantagem e o time paraibano empatou. Só no fim do jogo, o Flamengo conseguiu desempatar a partida.

Jogadora do Botafogo-PB se aquecendo antes do jogo contra o Flamengo. Foto: Renato Pizutto/Ag. Paulistão

Já o duelo contra o Grêmio, foi a única partida que as Belinhas do Belo não conseguiram balançar as redes. Elas competiram bem, mas as Gurias Gremistas foram mais efetivas e venceram por 2 a 0.

Para a técnica o Botafogo-PB, Gleide Costa, a participação da equipe foi boa, chamando a atenção de outros tipos times da competição.

“A gente faz uma avaliação positiva, tendo em vista o grupo que as Belinhas encararam com três grandes times. Foram equipes que, em determinados momentos, conseguimos jogar de igual para igual, e a gente percebe que o nosso time vem evoluindo a cada competição. E era essa a lógica, porque o trabalho não é de agora. A gente vem com essas meninas da base no time principal e a prova disso são os olhares dos clubes que participaram para o nosso time e para todo o projeto”, disse a treinadora.

Destaques do time

O principal destaque foi a atacante Aissa. A jogadora foi artilheira da equipe na competição, marcando dois gols. No esquema montado pela técnica Gleide Costa, a camisa 9 era a mais acionada pelas suas companheiras no setor de ataque. Além da velocidade e da boa habilidade, Aissa também mostrou qualidade e personalidade nas finalizações.

Outra jogadora que chamou a atenção foi a meia-campista Andressa. A camisa 10 das Belinhas do Belo era uma das principais armas ofensivas do time. A jogadora mostrou muita habilidade e sempre se mostrava presente na criação das jogadas de ataque da equipe paraibana.

Aposta no futuro

O Botafogo-PB sempre se destacou no cenário nordestino do futebol feminino. Desde 2009, as Belas do Belo estão presentes nas principais competições nacionais da modalidade. Mas, nos últimos anos, o projeto comandado por Gleide Costa tem investido mais nas categorias de base.

Em 2022, o clube participou da primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20. As Belas do Belo ficaram na última posição do grupo B, que tinha Corinthians, Juventude e Kindermann. Elas somaram quatro pontos, conquistando resultados importantes, como a vitória diante do Juventude e um empate contra o Kindermann.

Neste ano, o Botafogo-PB participou mais uma vez da competição. Com um formato diferente, as Belinhas do Belo terminaram na terceira posição do grupo D, com sete pontos. Elas encararam grandes equipes como Flamengo, Botafogo-RJ e Fluminense.

Gleide Costa, primeira à esquerda, ao lado da comissão técnica do time feminino do Botafogo-PB. Foto: Divulgação/Belas do Belo

Além das competições de base, as jogadoras também integraram o time que disputaram o Campeonato Paraibano Feminino e a Série A2 do Brasileirão Feminino.

A técnica Gleide Costa disse que pretende manter essa base para a próxima temporada e promete novidades para a equipe feminina.

“A perspectiva é a gente manter essa base jogando as competições também e esperando que tenham competições de base em nosso estado. Existe, sim, a perspectiva de novidades para 2024 e a gente vai aguardar as coisas se decidirem para podermos anunciar algumas situações”, fala Gleide.

Em um cenário onde o futebol feminino está se desenvolvendo no eixo Sudeste/Sul, devemos valorizar e apoiar cada vez mais o trabalho que as jogadoras, a Gleide e toda a comissão técnica das Belinhas do Belo vem fazendo nos últimos anos, levando o nome da Paraíba e do Nordeste no cenário nacional da modalidade, sem o mesmo investimento, estrutura e visibilidade de outros clubes.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.