Início Geral

Biografia em quadrinhos de Anayde Beiriz será lançada nesta quinta, em JP

O 10º volume da coleção ‘Primeira Leitura’, iniciativa do Balcão de Livros da Energisa e Editora Patmos, contará a história de Anayde Beiriz, paraibana que marcou as décadas de 1920 e 1930 no Estado. A obra, assinada por Sabrina Rafael Bezerra e com ilustração de Américo Filho, será lançada nesta quinta-feira (14), às 19h, na Usina Cultural da Energisa.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Escritora de grande talento, inteligência e ousadia, Anayde foi colaboradora de revistas conhecidas na sua época não apenas na Paraíba, mas também em toda a região Nordeste. Primeira mulher a integrar a coleção “Primeira Leitura”, sua história surpreende por sua ousadia em enfrentar pesados padrões de moral e bons costumes de uma época em que as mulheres não tinham direitos e eram colocadas às margens da sociedade.

A ‘professorinha’, como era conhecida pejorativamente por algumas damas da sociedade, Anayde teve um romance com João Dantas, assassino de João Pessoa, mas a grande luta abraçada por ela foi a cultural. Lutou contra a limitação social das mulheres e o preconceito que as humilhavam. Com seu jeito irreverente, roupas, maquiagem e corte de cabelo muito à frente de seu tempo, Anayde Beiriz movimentou a conservadora sociedade paraibana de seu tempo.

Ainda segundo a autora, as HQs traçam pouquíssimas mulheres reais para o público infantil, além dos homens prevalecem sempre como protagonistas dos quadrinhos publicados. “Enquanto pesquisadora de gênero e história das mulheres, procurei caracterizar nessa obra uma mulher de verdade e de significativa presença na vida cultural da Paraíba”, revela.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.