O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande, e o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros estão em vias de ganhar um sistema integrado de comunicação. O objetivo do sistema é integrar as linhas de comunicação entre Samu e Bombeiros para evitar a perda de ambulâncias, quando duas viaturas de ambos os sistemas saem em busca de atender ao mesmo chamado. O sistema que está sendo estudado desde dezembro, abrangerá inicialmente apenas Campina Grande e deve ser implantado no mês de fevereiro.
De acordo com a Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Josilene de Sales Tavares, o sistema já existe em na cidade de Caruaru, em Recife, Pernambuco, e em Campina Grande deverá passar por um período de teste de, pelo menos 1 mês, antes de integrar outras cidades. “A sugestão para essa implantação foi feita pelo Doutor Hermano, do Samu. Nossa pretensão é montar um único canal de comunicação para evitar que duas ambulâncias, uma da Samu e outra dos Bombeiros, se desloquem para o mesmo local”, explicou.
Segundo o comando dos Bombeiros, atualmente o efetivo do 2º batalhão é de 171 homens, sendo uma equipe de 12 bombeiros responsáveis pelo atendimento das operações. “Inicialmente faremos a implantação desse sistema em um período de análise para ajustar os erros, e minimizar as falhas.
Leia a matéria completa na edição deste sábado (4) do seu Jornal Correio da Paraíba.