Início Geral

Bombeiros registram 61 ocorrências nas chuvas; veja o que fazer em emergências

O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 61 ocorrências relacionadas às chuvas entre a sexta (15) e o domingo (17), na Grande João Pessoa, sendo a maior parte entre a sexta-feira (15) e sábado (16), somando 43 chamados. Só no domingo (17), foram pelo menos mais 18 casos foram atendidos. Veja abaixo orientações de como proceder em caso de emergências provocadas pelas chuvas.

Leia também:

Liberado trecho onde ocorreu rompimento de túnel da Lagoa, no Centro de JP

Veja em vídeos como foi o fim de semana chuvoso na Grande JP; previsão indica mais

Os principais casos foram relacionados a alagamentos, quedas de árvores e desabamentos. Também foram realizadas ações preventivas como a realização de cortes em árvores que apresentavam risco iminente de queda, resgate de pessoas ilhadas devido ao aumento do nível de água e apoio em edificações comprometidas para evitar desmoronamentos. Apesar do alto número de ocorrências, não foram registrados casos que resultaram em morte.

Orientações

Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMPB, major Almir Peixoto, quem precisa se deslocar a pé nas chuvas não deve ficar próximo a árvores, postes ou cercas elétricas – sobretudo se as precipitações estiverem acompanhadas de raios.

Além disso, deve-se evitar locais abertos como campos e praias, que não trazem proteção para as descargas elétricas. “Em caso de incidência de raios, também não é recomendado o uso de aparelhos eletrônicos, como telefone com fio ou celulares com carregador ligado a tomada”.

Em se tratando dos alagamentos, conforme o major, eles podem ser evitados obedecendo à regra de nunca jogar lixo nas ruas, encostas, córregos, margens de rios ou em áreas verdes. Bueiros obstruídos geralmente causam enchentes, assim como drenos, valas e canaletas entupidas. Caso sua casa esteja sujeita a alagamentos, a dica é colocar os móveis e outros pertences em lugar elevado e protegido.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fez um pedido para a população.

“Aproveitamos a oportunidade para solicitar à população que evite jogar lixo em locais públicos. Após as recentes chuvas, podemos verificar o quando essa ação de alguns prejudica a todos, causando alagamentos, transtornos no trânsito, obstrução de galerias e doenças”, diz o texto assinado pelo diretor do Departamento de Varrição e Coleta, Antonio Araújo.

Como agir em caso de alagamentos?

– Disque 193 para acionar o Corpo de Bombeiros Militar e telefone também para Defesa Civil ligando para o número 199 (Estado)  ou 0800 285 9020 (município de João Pessoa);

– Se estiver em lugar seguro, não se aventure em correntezas e inundações;

– Só ande pela área alagada se for para sair de uma situação de perigo;

– Procure locais mais elevados, e tome bastante cuidado para não cair em valas e nem em bueiros abertos;

– Durante um temporal é comum a queda de árvores, por isso não estacione seu veículo nem permaneça embaixo delas;

– Na ocorrência de raios, se estiver na água saia imediatamente dela e procure um local protegido.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.