Moeda: Clima: Marés:
Início Futebol

Botafogo-PB demite mais um técnico em meio a crise, polêmicas e fracasso em competições

Considerado um dos principais clubes da Paraíba, Alvinegro demitiu quatro técnicos na temporada de 2023 e fez campanha vexatória em competições. Novo técnico foi anunciado
leston-nega-panelinha-de-jogadores-e-diz-porque-saiu-do-botafogo-pb
Leston Júnior (Foto: Arquivo/Jornal Correio da Paraíba)

O Botafogo-PB informou na manhã deste sábado (1º) que o treinador Leston Júnior não faz mais parte da equipe. Ele foi anunciado na última terça-feira (28), sendo o quarto treinador do time na temporada de 2023. quem substitui Júnior é Felipe Surian (veja mais abaixo).

Apesar de ter sido anunciado pelo clube pessoense no começo dessa semana, Leston Júnior não chegou a ser apresentado oficialmente, o que estaria programado para ocorrer nessa sexta-feira (31), por meio de entrevista coletiva. Essa apresentação foi cancelada na última hora.

Veja a nota do Botafogo-PB na íntegra.

O treinador Leston Júnior, com história vitoriosa no Clube, era a opção principal para comandar o Botafogo-PB na sequência dessa temporada. A contratação ocorreria na última terça-feira (28 de março).

Porém, com a renúncia do Presidente, a nova direção, que tomou posse somente no dia 30/03, optou pela não continuidade da contratação. O treinador foi comunicado da nova decisão nessa sexta-feira (31).

O clube registra a condição altamente profissional do treinador Leston Júnior que já teve uma passagem vitoriosa, onde conquistou o título de Campeão Paraibano em 2018, quando esteve à frente da equipe“.

Quem é Leston Júnior

O treinador já esteve à frente do Belo em 2018 e levou o time alvinegro à conquista do título estadual naquele ano. No comando do Belo, ele conquistou 21 vitórias, 14 empates e perdeu 11 vezes, em 46 partidas.

Depois que deixou o Botafogo-PB em 2018, Leston Júnior passou por clubes como Floresta-CE. Comandou ainda o Santa Cruz-PE e Remo-PA.

O último clube de Leston Júnior foi o Campinense, este ano, onde ele amargou três desclassificações em pouco mais de uma semana. Ele viu o time perder na primeira fase da Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e no Campeonato Paraibano.

Nas redes sociais, Leston disse que chegou a se deslocar para João Pessoa, mas que o acordo com o Botafogo-PB foi desfeito e que está decepcionado.

Histórico do Botafogo-PB em 2023

O elenco do Botafogo, em 2023, começou sendo comandado por Moisés Egert, depois, o clube trouxe Francisco Diá e ainda foi comandado por Thiago Batizoco, que deverá retomar o time até que um novo treinador seja anunciado.

Eliminado na pré-Copa do Nordeste, na primeira fase da Copa do Brasil e também do Campeonato Paraibano, de forma vexatória, o Belo só tem a Série C do Brasileiro para salvar um ano que, em apenas três meses, foi sucumbido pela má fase dentro e fora das quatro linhas.

Polêmicas

Desde que começou a temporada, o Botafogo-PB vem causando polêmicas que têm desagradado os torcedores. Além do desempenho ruim em competições e das sucessivas mudanças de treinadores, o time da Capital ainda se envolveu em problemas com jornalistas e mudou o presidente.

O ex-dirigente do clube, Breno Morais, anunciou no dia 24 de março o afastamento do Botafogo-PB, após os episódios de agressões por parte dos dirigentes do Belo a profissionais da imprensa, nas cabines do Almeidão, no dia 18 de março. O empresário seguia como conselheiro benemérito do Botafogo-PB.

Nessa quinta-feira (30), Roberto Burity voltou a assumir a presidência do Botafogo-PB, em cargo que era ocupado por Alexandre Cavalcanti, que assinou uma carta-renúncia na última terça-feira (28).

A posse de Roberto Burity, que foi comandada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Rangel, marcou a quarta vez em que o mandatário assume o cargo máximo dentro do clube. Antes, ele já havia sido chefe do Alvinegro da Estrela Vermelha nos anos de 1993, 2007 e 2011.

Felipe Surian assume

O treinador Felipe Surian assumiu na tarde deste sábado (1º) a vaga deixada por Leston. Ele foi Campeão Brasileiro de forma invicta pelo Volta Rendonda (RJ) na Série D em 2016 e 5°colocação na Série C 2017. À frente do Sampaio Corrêa, na Série B, passou sete rodadas no G4 de forma invicta.

No último clube, Portuguesa (RJ), ele foi considerado o melhor treinador do Campeonato Carioca em 2021, finalista da Copa Rio 2022 e semifinalista da Taça Rio em 2023.

Surian aparece em vídeo postado no Instagram do Botafogo-PB mandando para a torcida o recado de que o objetivo dele é o acesso do clube à Série B do Brasileirão.

“Alô, torcida do maior da Paraíba. Aqui quem fala com vocês é Felipe Surian, feliz e motivado pelo convite em defender essa grande equipe numa competição tão difícil. Mas, junto com o torcedor, com a diretoria, principalmente com o bom trabalho feito por nós e pelos atletas, vamos aí buscar esse objetivo, que é o grande sonho de vocês e de nós também, que é o acesso à Série B. Juntos nós somos mais fortes”, disse.

*Atualizada para incluir a contratação de Felipe Surian

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.