Moeda: Clima: Marés:

Botafogo-PB fracassa em todas as competições em 2023

Alvinegro encerra um ano de insucessos jogando contra o Amazonas-AM, neste sábado (7), na Arena Amazônia
Botafogo-PB
(Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

O Botafogo-PB entra em campo, neste sábado (7), para encarar o Amazonas-AM, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. O time alvinegro completa sua quarta competição sem sucesso em 2023. Com isso, cumpre apenas tabela atuando na Arena Amazônia, às 18h.

O jogo deste sábado pode não valer nada para o Botafogo-PB que viajou sem compromisso de vencer, pois qualquer resultado não vai modificar sua posição na classificação geral. O time paraibano soma três pontos, sendo superado pelo Paysandu-PA que soma dez, Amazonas-AM com nove e Volta Redonda-RJ com sete. Com isso, o time alvinegro não deixará a lanterna do Grupo C, mesmo se vencer.

O torcedor do Botafogo-PB tem se manifestado através das mídias sociais, com opiniões diferentes. Alguns torcem pela conquista dos três pontos, para encerrar a temporada honrando as cores do clube. Mas outros torcem pelo acesso do Amazonas-AM. Ainda têm outros torcedores do Botafogo-PB que não estão preocupados com o resultado.

Dez anos de espera pelo acesso

Desde que começou sua participação na Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB chega a décima temporada lutando pelo acesso para a Série B do futebol nacional. O time paraibano subiu para a terceira divisão em 2014 e por diversas vezes esteve perto de chegar ao grande objetivo: subir para a Série B.

Na atual temporada, o Botafogo-PB até que não decepcionou na primeira fase, fazendo uma campanha regular sempre ficando entre os oito melhores colocados e garantiu a classificação para a fase seguinte de maneira antecipada. Com isso, a esperança do torcedor aumentou ainda mais, com base nos números do time nas primeiras 18 rodadas da competição.

Mas na segunda fase veio o desastre da equipe. Até que começou bem, vencendo o Amazonas-AM por 2 a 1, no estádio Almeidão. E foi só, até agora. O Botafogo-PB acumula uma série de quatro derrotas, sendo duas para o Paysandu-PA, uma lá em Belém e outra em João Pessoa. E outros dois resultados negativos para o Volta Redonda-RJ, o primeiro no Rio Janeiro e o segundo na Paraíba.

Copa do Nordeste

As campanhas negativas do Botafogo-PB ao longo da temporada de 2023 começaram na Copa do Nordeste. O representante paraibano entrou em campo para sua primeira partida oficial, este ano, no dia 5 de janeiro para encarar o Retrô-PE, no estádio Almeidão, em João Pessoa, pela primeira eliminatória da Copa do Nordeste e depois de 0 a 0, no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, com vitória do Botafogo-PB.

Três dias depois, o Botafogo-PB voltou a campo para encarar o Santa Cruz-PE, no estádio do Arruda, em Recife-PE, pela segunda eliminatória da Copa do Nordeste. O tricolor pernambucano venceu por 2 a 1. Com isso, o Botafogo-PB ficou sem a chance de entrar na primeira fase da Copa do Nordeste de 2023.

Copa do Brasil

Veio da segunda competição oficial promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, a Copa do Brasil. O Botafogo-PB, por ter um melhor ranking nacional, teve o direito de encarar o Águia de Marabá, no interior do Pará, no dia 2 março, e podia até empatar que estaria classificado. Mas o time paraense acabou vencendo por 2 a 1, deixando os botafoguenses pelo caminho.

Campeonato Paraibano

O torcedor do Botafogo-PB ficava cada vez mais apreensivo, com os números negativos que o time acumulava ao longo das competições oficiais, diferentes de temporadas passadas. A esperança voltou a aflorar na mente da torcida nas disputas do Campeonato Paraibano.

Mas o time não correspondia nas quatro linhas. A prova disso foi a humilhante derrota de 5 a 1 para o Sousa, no dia 26 de março, no estádio Marizão. Ali, o Botafogo encerrava sua participação no certame estadual.

A grande decepção da torcida botafoguense aumenta devido a situação do clube que fica com calendário reduzido para a temporada de 2024. O Botafogo-PB que sempre marcou presença nas competições mais importantes nos últimos anos, tem apenas presença garantida no Campeonato Estadual e na fase preliminar da Copa do Nordeste.

Amazonas-AM x Botafogo-PB

Os dois times chegam para o jogo deste sábado (7) com desfalques. Pior para o Amazonas-AM que não conta com o atacante Sassá, punido com três cartões amarelos. Artilheiro do time amazonense com 17 gols, ele também lidera o topo entre os artilheiros da Série C e da temporada do futebol brasileiro. O atacante Luan Santos deve ser o escalado no ataque.

Já o Botafogo-PB não terá o lateral-direito Ricardo Luz, que foi expulso no jogo passado e terá que cumprir a suspensão automática. Com isso, o treinador Felipe Surian deve escalar Lucas Mendes, o primeiro substituto imediato, para o setor.

Arbitragem

  • Árbitro – Ramon Abatti Abel (FIFA) SC
  • Árbitro – Assistente 1 Kleber Lucio Gil SC
  • Árbitro – Assistente 2 Bruno Muller SC
  • Quarto – Árbitro Célio Amorim SC
  • Quinto – Árbitro Uesclei Regison Pereira dos Santos AM
  • Analista de Campo – Weden Cardoso Gomes AM
  • Árbitro de Vídeo – Marcio Henrique de Gois SP
  • AVAR – Vitor Carmona Metestaine SP
  • Observador de VAR – Raimundo Nonato Lopo de Abreu DF
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.