Início Geral

Brasil ter? n?mero recorde de nadadores nos Jogos Paral?mpicos do Rio-2016

A natação brasileira será representada por 32 atletas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 18 de setembro. Este será o maior número de nadadores já enviados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro a uma edição do evento.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

A definição ocorreu após o encerramento, em 31 de janeiro, do prazo para obtenção de marcas válidas para o ranking mundial e a alocação das vagas por parte do IPC Swimming, órgão que rege a natação paralímpica.

A equipe será 60% maior no Rio de Janeiro do que há quatro anos. Em Londres, 20 nadadores do país participaram da Paralimpíada britânica. A equipe levada a Pequim-2008 havia sido a mais numerosa até aqui, com 24 competidores.

“Superamos o recorde de 24 vagas conquistadas, que vinha desde Pequim-2008. E, o mais importante, essas vagas foram conquistadas dentro d’água, graças à colocação dos nossos atletas no ranking mundial, e não porque somos o país-sede dos Jogos Paralímpicos. Esse é o resultado de um trabalho de longo prazo e de um calendário nacional de competições que ajuda no surgimento de novos talentos. As 32 vagas são o fruto do desenvolvimento da natação paralímpica brasileira”, afirmou Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A nomeação dos 32 nadadores, contudo, será feita só após o dia 14 de julho, data-limite para obtenção das marcas classificatórias estabelecidas pelo Comitê.

A principal oportunidade de obtenção de marcas classificatórias para os Jogos ocorrerá no Open Caixa Internacional de Natação, entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro Aquático do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Este será também o evento-teste da modalidade para os Jogos Paralímpicos.

Em Londres-2012, a natação paralímpica brasileira foi responsável por 14 medalhas – nove de ouro, quatro de prata e uma de bronze. No total, a modalidade já trouxe 83 medalhas paralímpicas ao Brasil.

A natação distribuirá 152 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio. Cerca de 620 atletas são esperados para o evento.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.