Moeda: Clima: Marés:
Início Consumidor

Brasileiros compram presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras, aponta Serasa

Levantamento realizado em maio deste ano apontou que mais da metade dos consumidores brasileiros compraram presentes, mesmo com dificuldades financeiras

Nesta quarta-feira, 12 de junho, é celebrado o Dia dos Namorados, a data mais romântica do calendário. A celebração é considerada como uma das que mais movimentam o comércio e estimulam um comportamento diferenciado dos casais.

Uma pesquisa realizada pela Serasa apontou que 51% dos brasileiros já compraram um presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras. Nesse cenário, 32% afirmam que já se endividaram por conta de um parceiro, entre namorados, maridos, esposas e ficantes.

Em relação ao planejamento para a data, 55% das pessoas têm a intenção de comprar presente de Dia dos Namorados para alguém, e 9 em cada 10 deles ainda não realizaram a compra, que deve ser feita pouco antes do dia. Apesar disso, 55% deles não se planejam financeiramente para a celebração.

“O 12 de Junho já se tornou uma das datas mais importantes para o comércio, fazendo parte do calendário das lojas e dos consumidores”, afirma Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa. “Em épocas como esta, a organização pode fazer a diferença para que os casais não sejam surpreendidos com a fatura no mês seguinte”.

A escolha do presente

De acordo com o levantamento, realizado em conjunto com o Instituto Opinion Box, os itens mais procurados são roupas ou peças do vestuário (26%), seguido por perfumes (22%), presente simbólico (16%), uma refeição comemorativa (15%) e equipamentos eletrônicos (14%).

Sobre as despesas, 52% dos entrevistados pretendem gastar até R$200,00, sendo que esse gasto representa até 5% da renda mensal de 45% dessas pessoas. Em relação à forma de pagamento desses presentes, 36% afirmam que devem comprar o presente parcelado no cartão de crédito e 21% pelo PIX.

“O parcelamento pode ser uma boa alternativa para a organização financeira, quando adotado com planejamento e consciência”, afirma Clara. Para evitar que isso aconteça, a especialista reforça a importância da organização financeira, por meio de planilhas, a fim de controlar todos os gastos, organizar todos os valores e, consequentemente, evitar uma bola de neve.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.