Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Brendo Morais Santos leva mais um título dos Jogos Escolares da Juventude

Entre 2011 e 2015, o jovem ciclista Brendo Morais Santos se destacou nos Jogos Escolares da Juventude defendendo Sergipe, seu estado de origem. O sucesso foi tanto que há oito meses ele foi morar no interior de São Paulo para treinar no Centro de Excelência da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Na manhã deste domingo, dia 13, agora defendendo São Paulo, Brendo conquistou mais um título dos Jogos Escolares, dessa vez na prova de resistência.

Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio

Aluno da Escola Estadual Cesarino Borba, de Iracemápolis (SP), Brendo completou 14 voltas no circuito de 2,6 km em 55min31s019, 0s115 de vantagem sobre o segundo colocado, o maranhense Domingos Renilson dos Santos, do Colégio Estadual Colares Moreira, de Codó (MA). A medalha de bronze ficou com Leonardo Finkler do Colégio Marista São Luis, de Santa Cruz do Sul (RS).

Técnico que revelou o atleta sergipano, Wagner Facion brincou após a prova: “Ele me abandonou e agora deu dois ouros (o outro foi na prova do contrarrelógio, realizada sexta-feira) pra São Paulo”. Brendo ouviu as lamúrias do seu ex-técnico e disse: “Abandonei, mas se não fosse ele nada disso estaria acontecendo. Tenho que seguir o meu caminho e em São Paulo a infraestrutura é muito melhor”.

Outro atleta que poderá, em breve, receber convite para treinar no Centro de Excelência da CBC é o maranhense Domingos, medalha de prata na prova de resistência. Mesmo sem equipamento adequado ao seu tamanho, o atleta de Codó (MA) conquistou a medalha de prata e festejou como se fosse campeão.

 “Disputei meu primeiro Jogos Escolares em Natal 2013 e sobrei na prova de resistência. Minha bicicleta tinha pneu grosso, eu não tinha sapatilha, não tinha nem roupa. Mas eu nunca perdi a fé. Na verdade, tudo o que eu passei foi um incentivo a mais para eu continuar perseguindo o meu sonho de subir no pódio. Treinava sozinho no sol do meio-dia todos os dias e com o apoio da minha família, principalmente da minha mãe, que me deu uma bicicleta nova eu consegui essa medalha. Ela já dizia que só de estar aqui eu sou um vencedor, mas com uma medalha tudo fica melhor não é?”, afirmou.

A bandeirada de largada e de chegada da prova foi dada pelo Embaixador dos Jogos Escolares, Gideoni Monteiro, que ficou em 13º lugar no Omnium dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Gideoni encerrou um hiato de 24 anos sem um brasileiro competindo nas provas de pista olímpicas (o último foi Fernando Louro, nos Jogos de Barcelona 1992). O atleta distribuiu autógrafos, posou para fotos e conversou com todos os atletas antes e depois da prova.

 “É muito gostoso acompanhar o surgimento dessa nova geração. Ver como está a expectativa deles, sentir o brilho nos olhos, ver a carinha da garotada… Meu ciclo completo como atleta só será encerrado quando eu ver um desses jovens brilhar no futuro e dizer que graças ao meu incentivo que eles perseveraram no esporte. Aí sim vou me sentir realizado”, disse Gideoni, que já traça as estratégias de treinamento para disputar os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

 “A vaga conquistada para disputar os Jogos olímpicos já foi uma barreira quebrada. Fiquei em sexto lugar na prova por pontos e vi que estamos muito próximos dos melhores do mundo. Se em dois anos de treinamento eu quase consegui atingir o objetivo de terminar a prova entre os top 10, imagina com seis anos de treinamento? O fato dos Jogos Olímpicos terem acontecido no Brasil também foi muito importante para o público brasileiro conhecer o esporte. São provas muito dinâmicas, muito interessantes e acredito que os brasileiros agora entendem mais do ciclismo de pista e passem a se interessar mais pelo esporte”, disse.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.