Empresas e organizações que antes tinham seus lucros centralizados no atendimento presencial e nas mídias off-line, na pandemia, tiveram que rever as suas atuações para se adaptarem ao não tão “novo normal”. Ou seja, ao universo digital, lugar esse em que o isolamento social não se faz necessário. Nesse cenário, as empresas que se recuperaram melhor foram as que apostaram na criatividade, dinamismo e competência do profissional de Marketing, que hoje comemora o seu dia.
“Saber lidar com diferentes situações é uma característica muito importante para um profissional de marketing porque é preciso ter desenvoltura para pesquisar, desenvolver estratégias, analisar os resultados e gerar novos ciclos”, revela o consultor de Marketing e mídias digitais Rodrigo Bertoldo.
Desde o começo da pandemia, as agências de marketing digital estão trabalhando dobrado para surpreender clientes com estratégias bem-sucedidas e trazer resultados constantes e significativos para as empresas. Nessa questão, é preciso salientar que, assim como a procura por talentos no mercado tem crescido, a exigência pela versatilidade do profissional de marketing tem aumentado também. “A demanda cresceu no período do isolamento social, precisei atuar como social mídia, gestor de conteúdo, fotógrafo, entre outras coisas. Tudo isso para levar crescimento e resultado ao meu cliente”, conclui Rodrigo.
E um dos maiores aliados para esses profissionais são as redes sociais. Instituições que não faziam uso dessa estratégia precisaram pegar carona no crescimento do interesse pelo on-line e adotar o marketing digital para conseguir alavancar as vendas. E tem dado certo.
“Para ajudar na prospecção de clientes, a ter referências, ter contato com outros profissionais, desenvolver o próprio conteúdo, criar relacionamentos entre a empresa e o público, as redes sociais e a internet podem ajudar bastante. Para quem trabalha com marketing, as mídias digitais são o meio perfeito para alavancar o negócio”, opina o profissional.
De acordo com o relatório Webshoppers, feito pela Ebit | Nielsen e Bexs Banco, as vendas através do e-commerce cresceram 41% em 2020. Por isso, o segmento precisou assumir a demanda por publicidade das instituições que queriam tentar buscar a recuperação econômica nesse período pandêmico e se manter de portas abertas.
Dia do Profissional de Marketing
Comemorado anualmente, o dia 8 de maio é destinado ao profissional de Marketing e celebra os profissionais responsáveis por criar e vender ideias, projetos e estratégias que ajudam a movimentar e melhorar a competitividade das empresas e profissionais no mercado.
Profissionais de marketing podem ter diversas formações acadêmicas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras e Administração. Em qualquer destas áreas, para se destacar na profissão, é preciso estar antenado às tendências digitais para proporcionar ganhos reais aos seus clientes.