Início Geral

Ca?a aos indecisos

Faltam apenas quatro dias para conhecermos os que vão governar o Brasil e a Paraíba pelos próximos quatro anos. As pesquisas mostram equilíbrio na disputa e um número de indecisos que leva a conclusão de que serão esses eleitores que vão decidir a disputa.

A propaganda no rádio e na televisão termina amanhã, mas os candidatos continuarão trabalhando (a legislação permite eventos sem uso de som até o sábado), em busca dos eleitores que ainda estão ouvindo e analisando propostas para só então escolher entre os finalistas.

Esses são os eleitores mais exigentes e preocupados com o futuro. Não votam seguindo preferência partidária, nem são influenciados por famosos. Em sua maioria são os desconfiados com os políticos em razão da distância entre discurso e prática, da reprovação no teste do cumprimento de promessas e do uso ou abuso do poder que recebem dos cidadãos.

Eficiência e ética são questões decisivas para esses eleitores. Por isso o registro de tantas acusações nos últimos debates e a insistência dos programas políticos em exibirem denúncias contra os adversários. A intolerância com a corrupção cresce e tira votos.

Na Paraíba, 25,99% dos eleitores não foram conquistados por nenhum dos candidatos a Presidente no 1º turno. Correspondem a 736.970 votos, dos quais 236.710 votaram branco ou nulo e 500.260 sequer foram às urnas. A situação foi um pouco pior para governador: 28,21% dos votos foram perdidos. 299.625 eleitores preferiram marcar branco ou nulo, além dos 17,65% que se abstiveram. São 799.885 eleitores que agora são alvo prioritário de Ricardo e Cássio.

Desses eleitores, 84.881 estão em João Pessoa e 49.895 em Campina. Por isso essas cidades recebem atenção especial dos candidatos e seus aliados. Ricardo conta com o empenho do prefeito Luciano Cartaxo e Cássio, com o prefeito Romero Rodrigues. No time do pessebista ainda estão José Maranhão, Veneziano e Vital do Rêgo, e no do tucano, o senador Cícero Lucena e Luciano Agra. A disputa é duríssima e não dá para subestimar nenhum dos lados.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.