Início Pandemia

Cabedelo fará parte de consórcio de municípios que comprarão vacinas contra a Covid-19

Mais de 400 prefeituras compõem o movimento, que promete agilizar a imunização da população
Foto: Divulgação/Secom Cabedelo

A Prefeitura de Cabedelo, na Grande João Pessoa, vai aderir ao consórcio de municípios criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para compras de vacinas contra a Covid-19. A ação foi anunciada pelo prefeito Vitor Hugo nessa terça-feira (2).

Com a adesão, a cidade poderá negociar diretamente com laboratórios para a compra de imunizantes. Segundo dados do Portal de Transparência Covid, Cabedelo já imunizou 2.103 pessoas do 1º grupo prioritário. Atualmente, a campanha segue com a imunização dos idosos acima de 75 anos. 

“Essa medida é muito importante para seguirmos vacinando nossa população e avançando na guerra contra essa doença. Com o poder de compra de imunizantes, poderemos garantir não só a vacinação dos grupos prioritários, como de todos, com segurança, organização e planejamento”, destacou o prefeito.

O Projeto de Lei com a proposta de adesão ao consórcio deve ser enviado à Câmara Municipal para aprovação.

Sobre o consórcio

O consórcio de municípios foi criado pela FNP como uma alternativa à suposta lentidão do Governo Federal em adquirir as vacinas contra a Covid-19. Atualmente, 460 prefeituras fazem parte do movimento, entre elas 18 capitais, a exemplo de Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal autorizou estados e municípios a comprarem vacinas caso o Governo Federal descumpra o plano nacional de vacinação ou o volume de doses seja considerado insuficiente para determinada região.

A previsão é que o consórcio seja constituído, legalmente, até o dia 22 de março para, depois disso, iniciar a compra dos imunizantes.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.