Início Geral

Cagepa anuncia racionamento em CG e outras oito cidades; moradores ficar?o 36h sem ?gua

O racionamento de água em Campina Grande e mais oito cidades abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa (o Boqueirão) começará no dia 6 de dezembro às 17h. O anúncio foi feito na manhã dessa terça-feira (11) pelo diretor-presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, durante uma sessão na Câmara Municipal de Campina Grande.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Ele explicou que, inicialmente, o fornecimento de água  será suspenso às 17h do sábado e retomado às 5h da segunda-feira, nesses nove municípios. Ele disse que o racionamento poderá ser estendido, caso não chova em 2015. Com a medida, a empresa interrompe o abastecimento por 36 horas e cerca de 500 mil pessoas serão atingidas.

Além de Campina, passarão a ter racionamento as cidades de Caturité, Barra de Santana, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova, além dos distritos de Galante e São José da Mata e, ainda, o povoado de Genipapo. O Boqueirão está com apenas 25,2% da sua capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). 

Segundo Deusdete Queiroga, a previsão é que, em dezembro, o Boqueirão estará com 100 milhões de m³ de água (menos de 25% da sua capacidade, correspondente a 411 milhões de m³ cúbicos). “Com o racionamento, você vai reduzir a vazão da água que sai de Boqueirão para Campina de 1.200 litros para 1.084. Isso já traz uma economia em relação à água retirada desse açude. Caso não tenhamos uma recarga significativa de água, o esquema de racionamento será levado até novembro de 2015”, disse. 

Ele explicou que se a  seca se prolongar, a Cagepa terá de adotar uma modalidade mais drástica de racionamento. A empresa pretende dividir Campina em duas zonas de abastecimento. Dessa forma, uma zona seria abastecida por três dias e outra por igual período. Ele disse, no entanto, que não acredita que a situação chegue a essa gravidade. “E a expectativa é que já no final de 2015 estará chegando água da transposição do São Francisco”, ressaltou.

Leia matéria completa na edição desta quarta-feira (12) do jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.