Início Geral

Cagepa e UEPB trabalham para testar qualidade da água do Rio São Francisco; vídeo

A análise da bacia hidrográfica do Rio Paraíba vem sendo realizada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) desde 2014, quando a crise hídrica se mostrou mais forte em Campina Grande e nos outros 18 municípios abastecidos pelo acude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Leia também:

MPF vê risco de água poluída e diz que transposição está inacabada na Paraíba

– Ministério da Integração confirma chegada das águas da transposição em abril a Campina Grande

MPF quer fiscalização no Rio Paraíba e aponta falhas que podem atrasar água em CG

O Laboratório de Ecologia Aquática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Leaq, já faz o processo desde a década de 90. Com a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco à Paraíba, essa parceria vem sendo reforçada. O tratamento dessa água é conhecido como convencional completo e monitora rigorosamente as cianobactérias e as cianotoxinas.

“Naturalmente as águas do São Francisco tem suas características próprias, e o próprio ato dela passar no Rio Paraíba assume características do rio. É necessário que a Cagepa faça coleta das águas de vários pontos para que veja a qualidade da água, e possa, em caso de necessidade, adaptar o tratamento a esse tipo de água”, disse Ronaldo Menezes, gerente regional da Cagepa.

No Leaq, são analisadas coletas dos açudes de Poções, São José, Camalaú e Rio Paraíba, além do Epitácio Pessoa. Alguns problemas já foram detectados, mas não foram considerados graves.

As águas do Transposição do Rio São Francisco estão a caminho do Açude Epitácio Pessoa, conhecido como o açude de Boqueirão, no Cariri paraibano e estimativa é que chegue até dia 22 de abril.

Assista à reportagem completa abaixo.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.  

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.