Início Geral

Cai o interesse por preservativos e Saúde de JP reforça distribuição gratuita

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de DSTs e Aids, distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante, em João Pessoa. A SMS informou que as pessoas estão buscando menos o serviço e faz recomendações; veja abaixo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

São 1,5 milhão de preservativos, masculinos e femininos, distribuídos por mês pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na sede da SMS, sedes dos Distritos Sanitários, hospitais da rede municipal de saúde e em outros serviços, além dos distribuídos durante as campanhas realizadas pela seção de DST/Aids ou em parceria.

“É importante que as pessoas não tenham vergonha nem medo de pegar os preservativos, eles estão ali para que a população tenha acesso mais rápido e fácil e assim possa evitar o contágio com alguma DST e/ou uma gravidez indesejada”, explica a coordenadora da seção de DST/Aids da SMS.

Clarisse alerta ainda que o número de preservativos que são utilizados tem caído bastante ultimamente, o que contribui para que o número de pessoas infectadas por DSTs esteja aumentando. “A camisinha precisa ser utilizada por todas as pessoas que possuem uma vida sexual ativa, independente de opção sexual, é necessária uma conscientização maior por parte da população sobre a importância do uso da camisinha, principalmente porque os números de DSTs e Aids têm voltado a crescer, o que tem sido preocupante, e o uso do preservativo é a melhor forma de prevenção”, alerta Clarisse.

Além da distribuição dos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, nas USFs também acontecem ações educativas sobre sexualidade e orientações sobre como colocar corretamente o preservativo.

Para ter acesso aos preservativos à população basta se dirigir a algum serviço da rede municipal e o preservativo, que fica exposto nas unidades em local de fácil acesso.

Para saber mais informações sobre DSTs, Aids e hepatites virais, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa (CTA), lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, os resultados saem em até 30 minutos e a identidade do cidadão é preservada. O Centro funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 98645-8230.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.