Início Geral

Cais do Cristo ? reformado e oferece 12 horas di?rias de atendimento, em Jo?o Pessoa

Um ambiente estruturado e apropriado para o tratamento e acolhimento da população, com novos serviços. É assim que os moradores do Cristo Redentor e bairros adjacentes vão encontrar o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo a partir desta sexta-feira (17). O local, que passou por obras de reforma e ampliação no valor de R$ 420 mil, foi inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O Cais Cristo oferece serviço de atenção básica, com atendimento de forma espontânea, e de atenção especializada, para pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação. Com a reforma, o espaço amplia sua rede de atenção, passando a contar com sala de nebulização, consultório para raio x odontológico, sala para curativos e procedimentos, raio x com ampliação de câmara clara e câmara escura e sala vermelha com equipamentos para continuidade de assistência de pacientes críticos.

Além de mais serviços, o local passa a oferecer mais conforto aos usuários e profissionais da saúde, contando com ambientes climatizados, sala de repouso para os funcionários, rede de gás canalizado, almoxarifado, sala para ouvidoria e maior amplitude e adequação na farmácia e laboratório.

“Este é um espaço que faz toda a diferença para a população do Cristo e de toda a região por oferecer os mais variados serviços”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Agora estamos oferecendo toda a estrutura e os equipamentos necessários para que a equipe possa se dedicar sempre em prestar o melhor atendimento à população. Queremos um atendimento preocupado com as pessoas”, complementou.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, a ampliação dos serviços do Cais dinamiza o pronto atendimento de 12 horas na região. “É um equipamento que oferece serviços do PSF, uma sala vermelha, que é praticamente uma UTI, e diversos outros atendimentos. O Cais pode ser comparado com uma UPA, com a diferença de não funcionar 24 horas”, comparou.

Atendimento

O Centro oferece assistência farmacêutica, assistência em fisioterapia, atendimento de enfermagem e odontologia, ginecologia e obstetrícia, atendimento médico na atenção básica, atendimento psicológico e psiquiátrico, atividades educativas, terapêuticas e de orientação à população.

Também são realizadas consultas com médicos especialistas no ambulatório, diagnóstico por imagem, eletrocardiograma (ECG), exame para prevenção de câncer do colo uterino, exames anatomopatológicos (biópsia), exames laboratoriais, notificação de eventos de interesse de saúde pública, realização de coleta externa, vacinação e referência para tratamento de tabagismo.

Unidade

O Cais Cristo funciona na Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, e realiza atendimentos de urgência, atenção básica para usuários de área descoberta. A estimativa é de que 16 mil pessoas utilizam o serviço mensalmente, número que deve aumentar com a ampliação da estrutura, aquisição de equipamentos, regulação de mais serviços e aperfeiçoamento da equipe.

O Centro é referência para atendimento à pessoa com deficiência auditiva, pronto atendimento 12 horas diurna (segunda a sexta-feira, inclusive nos finais de semana e feriados) com atendimento clínico e pediátrico, referência para vacinação BCG e anti-rábica humana diariamente (inclusive nos finais de semana e feriados). Também é referência de pré-natal de alto risco para o DS II e referência no tratamento de tuberculose.

O Cais Cristo oferece também atendimentos de urgência odontológica no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além de atendimento e acompanhamento de pacientes por especialistas em: reumatologia, cardiologia, geriatria, pneumologia, alergologia, dermatologia e endocrinologia.
Para pronto atendimento, a unidade funciona todos os dias, inclusive final de semana, das 7 às 17h. Para os atendimentos da atenção básica e especializada, os serviços funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 20h.

Rede de atenção integral

A Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibiliza três Centros de Atenção Integral à Saúde à população:
– Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, S/N, Cristo. Telefone: 3214-2623
– Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes, S/N, Mangabeira I. Telefone: 3213-1909
– Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, S/N, Jaguaribe. Telefone: 3214-4075

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.