Início Geral

Câmara Federal aprova parecer da proposta do ajuste fiscal com emenda de Pedro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6), parecer da proposta do Novo Ajuste Fiscal (PEC 241/2016), com emenda do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB). Ele sugeriu que as despesas e aplicações para educação e saúde fossem corrigidas não apenas pela inflação, como previa no texto inicial, mas também pelo PIB, caso seja positivo.

Leia mais sobre Política no Portal Correio

“Isso significa que os investimentos para a saúde e educação poderão ter aumento de acordo com o crescimento econômico do país. Fizemos essa emenda à PEC para que essas duas áreas prioritárias tenham garantias que receberão investimentos também de forma prioritária, acompanhando a melhoria da nossa economia”, ressaltou.
 
O parecer foi aprovado pela comissão especial que analisa a proposta do Ajuste Fiscal, que prevê um teto para os gastos públicos da União pelos próximos 20 anos. O relator da PEC 241/16, deputado Darcísio Perondi (PMDB – RS), acatou cinco das 22 emendas apresentadas pelos deputados, dentre elas, a emenda do deputado Pedro Cunha Lima.
 
O relator decidiu ainda adotar o ano de 2017 como base de cálculo para as aplicações mínimas em saúde e educação, o que trará uma incidência de 15% da receita corrente líquida do ano de 2017, e, a partir de então, a correção pelo IPCA. Assim, saúde e educação terão a oportunidade de ampliar a sua base de cálculo.

A PEC 241/2016 foi criada pela equipe econômica do governo Michel Temer com o objetivo de controlar a despesa pública da União pelos próximos 20 anos e tramita sob forte debate no Congresso. A previsão do presidente da Câmara Rodrigo Maia, é que a votação da proposta aconteça até a próxima segunda-feira (10).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.