Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Caminhada penitencial deve reunir 40 mil católicos em CG

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na 20ª Caminhada Penitencial da Diocese de Campina Grande, que acontece neste domingo (18). O percurso, de 11 quilômetros, será da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina, até o Convento Santo Antônio de Ipuarana, em Lagoa Seca. A concentração será às 5h30 e a previsão é de que a caminhada comece às 6h10.

As recomendações são para que os fieis ocupem sempre apenas um lado das avenidas e da BR, assim como também é sempre orientado que a caminhada não seja feita passando nas vias do Viaduto Elpídio de Almeida.

O padre Luciano Guedes, vigário geral e pároco da Catedral, explica que o ato de caminhar, para os cristãos, é um sinal de comunhão com a história do povo de Deus. “Peregrinar, na tradição cristã, significa viver a própria fé como um caminho que se faz para Deus. Israel caminhou, os discípulos caminharam, a Igreja caminha na história. Portanto, a procissão, o caminho, a vida é naturalmente uma expressão importante do nosso modo de sermos filhos e filhas de Deus”, diz.

A caminhada penitencial é um evento que marca o tempo da Quaresma, período em que a Igreja recomenda uma intensificação na vida de oração, recomenda o jejum e indica caminhos para uma mudança de vida. Durante a caminhada o silêncio deve ser respeitado, para que os fieis que participam possam viver de acordo com seu verdadeiro propósito.

“Uma maneira bonita de fazer a caminhada é guardando o recolhimento interior. Evidentemente vamos cantar, pronunciar palavras, textos e orações coletivas. Porém, tudo feito com espírito de contemplação e fé, evitando euforia e dispersão”, complementa o padre.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.