Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Caminhão é flagrado levando animais junto com pessoas

Um caminhão foi flagrado na tarde desse domingo (24), quando transportava cavalos e pessoas na mesma caçamba, na PB-048, que liga os municípios de Guarabira e Mari. A imagem pitoresca revela a quantidade de infrações que são cometidas por motoristas, principalmente em cidades do interior do estado, onde a fiscalização é menor.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran) não recebeu denúncias do caso fotografado pelo Portal Correio. Segundo o BPTran, o motorista que for flagrado transportando passageiros em compartimento de carga comete infração gravíssima, com sete pontos na careira de habilitação, e está sujeito à multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo. Conforme o Código de Trânsito, ele só será isento da infração se o transporte tiver permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“É de competência municipal e federal. No caso, os agentes de trânsito municipais e policiais rodoviários federais aplicam esse tipo de auto de infração de trânsito. Por não ser de competência estadual, a Polícia Militar não aplica esse tipo de multa”, disse o BPTran.

Conforme o BPTram, foram registrados 786 acidentes nas estradas estaduais da Paraíba, de janeiro a maio deste ano.

  Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Acidentes com vítima 164 110 159 161 137
Atropelamentos 10 3 23 11 8
Total 174 113 182 172 145

 

De acordo com o BPTran, há muitos acidentes que as vítimas preferem não solicitar a Polícia Militar porque temem serem notificadas com um Auto de Infração de Trânsito. Com isso, as próprias vítimas dos acidentes ou testemunhas preferem não lavrar um boletim de acidente de trânsito.

“Portanto, esses números não mostram a realidade do total de acidentes. Também a Polícia Militar só atende as ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas não – fatais, se a vítima for fatal o boletim será lavrado por outro órgão, e no caso de não haver vítima devem os envolvidos lavrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia”, disse o BPTran.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.