Início Geral

Caminh?o ? apreendido na PB com carga irregular de madeira t?pica do bioma da Amaz?nia

Uma carga irregular com 3,2 metros cúbicos de madeira Pequiá foi apreendida na manhã desta quarta-feira (16) no posto da Polícia Rodoviária Federal em Mamanguape, na BR-101, no Litoral Norte da Paraíba. O produto serrado é originário de uma árvore típica do bioma amazônico.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A PRF informou que o condutor do caminhão foi abordado durante uma fiscalização de rotina e as autoridades constataram que o licenciamento do veículo estava vencido. Além disso, ele não portava o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para quem transporta qualquer produto desse tipo, o que caracterizou crime contra o meio ambiente.

De acordo com a PRF, o veículo também foi autuado pela falta do licenciamento anual, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. O caminhão e a carga foram apreendidos e levados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em João Pessoa.

O Ibama informou que a empresa responsável pela carga já foi identificada, está instalada no Rio Grande do Norte e será multada em R$ 781,20 pelo transporte do produto sem o DOF. Segundo o órgão, a carga ficará retida e dificilmente poderá ser recuperada, mesmo que haja recurso.

Conforme o Ibama, cada metro cúbico de produto natural ou serrado transportado sem o DOF corresponde à multa de R$ 300. A empresa que trabalha com esse tipo de carga pode ter acesso ao DOF pela internet.

O motorista do caminhão não será responsabilizado, já que o veículo e a carga pertencem à empresa potiguar.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.