Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Campanha contra pólio e multivacinação não atinge meta e Saúde de JP faz alerta

Ação de reforço na vacinação segue até esta sexta-feira (30); vacinas estão disponíveis nas USFs, policlínicas municipais e Centro de Imunização, na Torre
(Foto: Secom-JP)

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em João Pessoa atingiu, até o momento, 53,10% do público-alvo – crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O reforço na vacinação segue até esta sexta-feira (30).

Desde o início da campanha, em 8 de agosto, aproximadamente 22 mil crianças receberam as doses da vacina que protege contra a Pólio. A meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é imunizar 95% do total de 41,2 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.
 
“Os profissionais da Secretaria de Saúde têm realizado busca ativa nos Creis e nos domicílios, com intuito de garantir um bloqueio eficiente das nossas crianças contra doenças imunopreveníveis”, destacou Fernando Virgolino, chefe das Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
 
As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (de 7h às 11h e de 12h às 16h), nas Policlínicas Municipais (de 7h às 17h) e no Centro Municipal de Imunização, localizado na Torre (de 8h às 16h), administrando 18 tipos de imunizantes previstos no Cartão Nacional de Vacinação. 

A Campanha também está ofertando outras vacinas do calendário de vacinação. Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
 
Já para adolescentes são ofertadas também os imunizantes HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
 
O Brasil não detecta casos de poliomielite deste 1990 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do Poliovírus Selvagem (PVS). No entanto, no cenário global da Poliomielite, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que de janeiro a 12 de julho deste ano, foram confirmados 15 casos nestes países. Em novembro do ano passado, um caso foi relatado em Malawi e um este ano em Moçambique.
 
Paralelo a isso, aqui no Brasil, desde 2015, tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais, podendo levar à reintrodução da Pólio no País. Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de Covid-19. De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, em 2015, a Paraíba tinha cobertura vacinal de 96,1% das crianças menores que 1 ano de idade. Em 2021, esta cobertura caiu para 68,4% das crianças na mesma idade. No estado, deverão ser vacinadas 284.230 mil crianças até os 4 anos.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.