Início Notícias

Campanha segue com polos de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa seguirá disponibilizando os polos de imunização neste fim de semana para reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o momento, a Paraíba vacinou 80,77% do público-alvo. Na Capital, 131 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 64% da população que integra os grupos prioritários da cidade.

Neste sábado (9), o Centro Municipal de Imunização vai atender ao público no período das 8h às 17h, e mais seis postos estarão funcionando das 11h às 17h, localizados nos seguintes locais: Supermercado Extra (Epitácio Pessoa), Manaíra Shopping, Mangabeira Shopping, Shopping Tambiá, Supermercado Atacadão e Unidade de Saúde das Praias.

Já no domingo (10), haverá um posto móvel de vacinação no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, das 16h às 22h.  De segunda a sexta-feira, as pessoas dos grupos prioritários poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para serem vacinadas.

De acordo com o coordenador de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a oferta de polos de vacinação é um reforço para atingir o maior número possível de pessoas que integram os grupos prioritários. “É uma oportunidade para aqueles que têm dificuldade de ir até uma unidade de saúde da família durante a semana. Por isso, estamos disponibilizando equipes em vários pontos da cidade durante o final de semana”, disse.

Compõem o público-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional. Para ser vacinado, é preciso comprovar que está inserido em um dos grupos.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). A campanha teve início no dia 23 de abril e segue até o dia 15 de junho, com a meta de vacinar 90% das 196 mil pessoas que integram os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

Dados – Segundo a Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, este ano já foram notificados 326 casos de síndromes gripais em João Pessoa. Destes, 15 casos foram confirmados como influenza A e um caso confirmado como infecção pelo metapneumovírus humano, que causa infecções das vias respiratórias superiores.

O coordenador de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, destaca que a vacinação é a melhor forma de fortalecer a prevenção das doenças imunopreviníveis, evitando as internações e mortalidade ocasionadas pelo vírus da Influenza. “É muito importante tomar a vacina anualmente porque há mudança no vírus da gripe que está em circulação no período”, afirmou.

Saiba onde estarão os postos móveis e os horários de funcionamento

Sábado

– Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (11h às 17h)
– Manaíra Shopping (11h às 17h)
– Mangabeira Shopping (11h às 17h)
– Shopping Tambiá (11h às 17h)
– Supermercado Atacadão (11h às 17h)
– Unidade de Saúde das Praias (11h às 17h)
– Centro Municipal de Imunização (8h às 17h)

Domingo

– Busto de Tamandaré (16h às 22h)

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.