Início Geral

‘Cantata pra Alagamar’ encerra o Festival de Areia no domingo

O último dia do 15º Festival de Artes de Areia, neste domingo (20), apresenta, às 10h, a “Cantata pra Alagamar”, no Polo Dom José, localizado no Colégio Santa Rita. Com música de José Alberto Kaplan e texto de Waldemar José Solha, a cantata tem a participação do Coro Villa-Lobos, de João Pessoa. Em cena estarão os solistas Vladimir Silva e Fátima França, os narradores Ubiratan de Assis, Bia Cagliani e Daniel Porpino e na regência, Carlos Anísio.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

A “Cantata pra Alagamar” é fruto da parceria entre o maestro Alberto Kaplan e o escritor W. J. Solha, e foi inspirada na luta dos agricultores sem-terra, ameaçados de expulsão das terras de Alagamar, entre os municípios de Itabaiana e Salgado de São Félix, na Paraíba, no final da década de 70.

A ideia de realização da “Cantata pra Alagamar”, segundo o autor, surgiu da sua amizade com o arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, envolvido com a problemática vivida pelos agricultores de Alagamar. A estreia da “Cantata pra Alagamar” ocorreu no dia 17 de junho de 1979, na Capela da Igreja de São Francisco, diante de uma plateia de mais de 400 pessoas entre elas D. Helder Câmara (Arcebispo de Olinda e Recife), D. Ivo Lorscheider (Bispo de Santa Maria), D. Marcelo Carvalheira (Bispo Auxiliar da Paraíba) e D. Fragoso (Bispo de Cratéus).

Com cerca de 90 atrações – das quais 71 foram selecionadas por edital nacional e aproximadamente 20 convidadas – o 15º Festival de Artes de Areia começou na segunda-feira (14) sob o tema “Areia Latinoamerica”.

O evento rompeu os limites geográficos e estreitou as relações culturais com países como Uruguai, Argentina e Cuba, e ainda trouxe representações de todo o território nacional e da Paraíba. Composta por shows, performances, espetáculos, apresentações, intervenções, exposições e mesas de debate, distribuídas em oito linguagens (artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro), a programação do festival também ofereceu 15 oficinas de formação.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.