O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar, situado no bairro dos Bancários, vai promover, na tarde desta quinta-feira (10), a partir das 14h, um evento para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental. Com o tema ‘Se expressar é viver’, a programação contará com música, teatro, arte, exposição, brechó, apresentação do Grupo Étnico Maracatu Quilombo Nagô, entre outras atividades.
“Esse evento tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a prevenção e cuidados com a saúde mental e mobilizar esforços para apoiar quem enfrenta transtornos mentais. A comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental visa alcançar o maior número de usuários, familiares e pessoas da comunidade, defendendo o direito de acesso aos serviços de saúde”, destacou Sílvia Lacerda, terapeuta integrativa e coordenadora da equipe de apoio do Caps Caminhar.
A programação do Dia Mundial da Saúde Mental no Caps Caminhar terá início às 14h com um acolhimento feito pelo Grupo de Família, iniciando com um momento de fala, realizado pela direção do serviço, sobre a importância da conscientização e defesa da saúde mental. Em seguida, haverá uma apresentação do grupo teatral Mundo da Lua, com a enquete ‘Enquanto Houver Sol’ e participação de um grupo de Libras. Na sequência do evento, os usuários ainda contarão com um brechó solidário, apresentação musical do Grupo Étnico Maracatu Quilombo Nagô, formado por membros da comunidade, além de uma exposição artística produzida pelos usuários.
Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial.
O Caps Caminhar fica situado à Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. O atendimento pode ser feito de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado pelas unidades de saúde da família. O contato do Caps Caminhar é o (83) 98796-2883.