Início Geral

Carnaval exige cautela de quem vai viajar; veja dicas de seguran?a e como cuidar do carro

O feriadão de Carnaval, que, pelo menos na Paraíba, começa a ser aproveitado desde as prévias, é a ocasião que muitas pessoas acham ideal para pegar a estrada e aproveitar os dias de folga. Com uma quantidade maior de veículos nas rodovias, os trajetos devem ser acompanhados com ainda mais atenção ao volante. Nesse sentido, a Polícia Rodoviária Federal oferece orientações para os condutores realizarem viagens tranquilas e seguras, respeitando as legislações de trânsito.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A conduta do motorista, segundo a PRF, é o principal motivador de acidentes, fato que reforça a importância de usar equipamentos de segurança e manter-se focado na pista. Outras recomendações envolvem o planejamento detalhado da viagem também no que se refere às condições do clima, à distância a ser percorrida e à programação de pausas para descanso.

O consumo de bebidas alcoólicas é outro elemento muito presente na data, apesar dos apelos de campanhas e especialistas. A orientação da PRF é clara: aliar álcool e direção é um passo adiante para o perigo.

Decisivas na ocorrência e gravidade de incidentes, as condições dos veículos também precisam de vigilância. Checar os faróis, pneus, motor e equipamentos obrigatórios como estepe, macaco e triângulo é, portanto, indispensável. Falhas mecânicas elevam a possibilidade de automóveis pararem repentinamente em locais despreparados para esta circunstância, o que, além de poder gerar incidentes, alonga as filas de congestionamento, típicas do feriadão. Essas são as orientações são do especialista em trânsito, Luiz Gustavo Campos.

A PRF-PB disponibiliza diariamente orientações aos motoristas através do perfil oficial no Twitter. Dentre as dicas pré-carnaval, o órgão destacou em publicação a não ingestão de bebidas alcoólicas, como citado acima, e atenção às condições climáticas, como também já destacado. Nesse contexto, os agentes recomendam que, em caso de chuva ou neblina, a atenção seja redobrada e uma distância segura do veículo da frente seja respeitada.

É importante também viajar com mais de um condutor habilitado no veículo, pois, em caso de cansaço do motorista, este pode ceder o volante para o passageiro enquanto descansa.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.