Início Notícias

Cartilha disponibiliza dicas de prevenção contra violência doméstica

Por conta da necessidade do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus muitas mulheres têm sido afetadas de diversas formas desde a saúde mental até risco de violência doméstica. Desta forma a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) disponibilizou no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a cartilha ‘Isolamento Seguro’.

O objetivo é orientar a população em geral, em especial as mulheres, de como proceder em caso de violência, quais serviços podem utilizar de forma segura, além de outras dicas.

Leia também:

A cartilha “Isolamento Seguro” já está disponível e pode ser acessada clicando aqui

“A ideia de fazer a cartilha surgiu porque, diante do isolamento social, nossos atendimentos estão sendo feitos de maneira online, contudo, não poderíamos deixar de acompanhar as mulheres que já são atendidas pela secretaria. Então começamos a nos preocupar com as demais que ainda não tiveram coragem de denunciar seus agressores ou que não sabem o que fazer e ainda por cima se encontram em companhia de seus agressores, isoladas em casa durante a pandemia”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza.

Na cartilha a população tem acesso aos tipos de violência, aos procedimentos que estão ativos durante o isolamento social e os serviços que podem ser acionados para efetuar uma denúncia de violência. Também contém os principais telefones da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, além de dicas de como se manter emocionalmente, como apoiar as mulheres autônomas e como agir no caso de se precisar executar um plano de segurança.

Adriana Urquiza, ainda ressalta “sabemos que denunciar não é fácil, por isso buscamos sensibilizar a população a não se omitir diante de alguma violência contra a mulher durante o isolamento. Já que neste momento não podemos orientar a população fisicamente, por meio de nossas campanhas informativas físicas, então iremos utilizar todas as formas possíveis e a internet nos dá essa possibilidade de disseminar informações importantes e continuar trabalhando no enfrentamento da violência de gênero”, destacou.

Como pedir ajuda 

Durante o isolamento social, a Secretaria das Mulheres disponibilizou telefones de contato para prestar encaminhamentos e orientação: (83) 98653-4727 e (83) 9879-41695

Em caso de violência doméstica e familiar, tanto as vítimas quanto testemunhas, podem ligar imediatamente para Polícia Civil (197), Militar (190) e Guarda Municipal de João Pessoa (153).

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.