Início Notícias

Casal faz retiro online durante isolamento do coronavírus

Promover aulas de yoga e meditação é uns dos objetivos da iniciativa ‘Retiro Online’, idealizada pelo instrutor Cao Veras, ao lado do companheiro Davi Farias, professor do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ação tem o objetivo de oferecer uma atividade saudável durante este período de isolamento social em virtude da pandemia de coronavírus.

Leia também: 

Os encontros acontecem por meio de ‘live’ (transmissão em tempo real), através do perfil do Instagram @yogacao. Toda programação é diária e gratuita, ocorrendo em três horários: às 7h, com Meditação; e às 9h30 e 18h30, com aulas de yoga.

O professor comenta que enfrentar uma realidade como essa é um grande desafio. No entanto, é uma oportunidade de rever valores, entender o que de fato é importante. E que, com o yoga e outras ferramentas de autoconhecimento, a sociedade pode encarar essa situação com mente e corpo mais estáveis e saudáveis.

“Sabemos que durante o isolamento é muito comum o surgimento de sintomas de estresse que podem acarretar repercussões físicas e psicológicas tais como ansiedade e depressão, sendo ainda mais graves em pessoas com quadros anteriores dessas doenças”, argumenta Davi.

Portanto, para o docente, é fundamental buscar um estado de mente mais equilibrado no momento, não se deixando levar pela agitação provocada pelas terríveis notícias observadas.

“Como cientista sei da gravidade da situação, mas, com um posicionamento de mente diferente, mais centrado, equilibrado, sereno, podemos enfrentar esse cenário sem pânico e agindo de forma mais consciente para enfrentarmos juntos, como comunidade, essa situação de saúde pública e contribuirmos como cidadãos.”

De acordo com Davi, o retiro online, inicialmente, foi criado pelo instrutor de yoga Cao Veras, que atua em estúdios e academias de João Pessoa, em uma perspectiva de manter as práticas de yoga e meditação para os seus alunos.

Contudo, ao decorrer do tempo, Cao resolveu ampliar o alcance do retiro a mais pessoas e, naturalmente, convidou Davi para colaborar nas aulas, uma vez que mantêm um laço matrimonial. O docente da UFPB também é instrutor de yoga e coordenador do projeto de extensão “Reconectar UFPB” (@reconectarufpb), que oferece regularmente à comunidade acadêmica aulas de hatha yoga e meditação.

Dessa forma, a sala da casa foi transformada em um estúdio de yoga, com muitas plantas, fonte de água e música relaxante, aberta a receber virtualmente todos que queiram usufruir dos benefícios da yoga e das diversas práticas meditativas que oferecem.

“A repercussão tem sido muito positiva e com a divulgação espontânea vem chegando gente de todas as faixas etárias e regiões do país. Temos alunos online da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Curitiba, São Paulo e outros lugares”, conta Davi.

Saiba mais sobre o coronavírus no vídeo abaixo

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.