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Casas da Cidadania voltam a funcionar apenas para emissão de RG

As Casas da Cidadania começam a ser reabertas a partir do dia 22 de setembro oferecendo os serviços de maneira gradual. Os espaços estão com os serviços suspensos desde março deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, mas inicialmente somente voltarão a funcionar os estabelecimentos instalados nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, apenas para emissão do Registro Civil (RG – carteira de identidade). Em ambas as cidades, o atendimento deve ser agendado neste link.

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Nessa primeira fase da reabertura, em João Pessoa, voltarão a funcionar apenas as Casas da Cidadania instaladas nos shoppings Tambiá e Manaíra, em horário reduzido, das 8h às 13h. Já em Campina Grande, o funcionamento será das 9h às 14h.

A reabertura atende especialmente à grande demanda de solicitação do RG, um dos serviços prioritários nas Casas, embora o Instituto de Polícia Científica (IPC), mesmo com a suspensão do funcionamento destes espaços, tenha continuado trabalhando e não deixou de atender às situações emergenciais da população, mas com o novo normal não está conseguindo suprir a necessidade daqueles que buscam o serviço.

O gerente executivo das Casas da Cidadania, William Tejo, ressaltou a importância da volta desse serviço devido à necessidade do público. “A reabertura vem trazendo novos avanços com a tecnologia da biometria, garantindo o atendimento mais rápido e seguro, mas continua por agendamento dando mais qualidade à população que procura. Em breve, serão reabertos os postos da Polícia Federal com emissão de passaporte e Energisa”, adiantou.

Para emissão do RG, as pessoas devem primeiro agendar o atendimento no endereço eletrônico destacado acima, clicando na aba Segurança Pública e, em seguida, em Agendamento de Carteira de Identidade Civil. A medida respeita o protocolo de segurança para este período de pandemia e evita aglomeração de pessoas.

As Casas da Cidadania são vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e têm o objetivo de disponibilizar para a população serviços de vários órgãos públicos e, também, da iniciativa privada em um único ambiente, dando maior comodidade para os usuários. Atualmente, 25 postos de atendimentos são distribuídos em diversas regiões do estado.

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