Moeda: Clima: Marés:
Início João Pessoa

Causa de acidente entre VLTs deve sair em 30 dias; veja como está circulação

VLTs 4 e 2 colidiram em um cruzamento ferroviário próximo à Estação da Ilha do Bispo, em João Pessoa, na tarde dessa quinta-feira (9)
VLTs colidiram frontalmente na Ilha do Bispo (Foto: Reprodução/TV Correio)

Uma Comissão Técnica da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apura as causas da colisão entre dois VLTs ocorrida nessa quinta-feira (9), próximo à Estação da Ilha do Bispo, em João Pessoa. O laudo será apresentado em até 30 dias. Por enquanto, a CBTU evita levantar hipóteses sobre o acidente.

O que se sabe até o momento é que os VLTs 4 e 2 colidiram em um cruzamento ferroviário. Um dos veículos deveria ter ter acessado um desvio, para dar passagem ao outro no trilho principal. Como essa mudança de trilhos não aconteceu, os dois trens acabaram se chocando frontalmente.

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena informou que recebeu 33 vítimas do acidente. Na manhã desta sexta-feira (10), apenas 12 seguiam internadas, sendo que duas haviam passado por procedimento cirúrgico, outras duas aguardavam cirurgia e oito estavam em observação da equipe de Neurologia. Todos estão em condição clínica estável.

Susto

À TV Correio, uma das vítimas do acidente contou que houve tumulto dentro dos trens após a colisão. “Foi um desespero grande. Uma fumaça preta tomou conta do VLT. Todo mundo ficou preocupado, muita gente desmaiada dentro do VLT”, relatou o costureiro André Alves.

Operação de resgate

Uma operação especial de resgate foi montada por profissionais do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Diversas ambulâncias foram enviadas até o local. O Hospital de Emergência e Trauma foi avisado com antecedência sobre a alta demanda de pacientes, possibilitando que a unidade se preparasse para atender as vítimas rapidamente.

“O Hospital de Trauma deve estar sempre preparado, mas, obviamente, diante de uma situação como essa, um acidente com múltiplas vítimas, colocamos em prática um plano de ação para atender a todos de forma ágil e adequada. Em menos de duas horas, todos os pacientes tinham sido atendidos”, disse o diretor do Hospital de Emergência e Trauma, Laércio Bragante.

Como fica o serviço de trens

Devido à permanência dos VLTs 4 e 2 no local do acidente para perícia, a circulação de trens foi suspensa nesta sexta-feira (10) para trajetos entre João Pessoa e Santa Rita. Já as viagens entre João Pessoa e Cabedelo seguem ocorrendo normalmente.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.