A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa lança, nesta terça-feira (25), a campanha ‘O trem passa aqui: respeite, pare e viva’, que busca alertar para a necessidade prudência, sinalização e atenção. Equipes multisetorial da CBTU e arte-animadores vão trabalhar a educação no trânsito nos principais cruzamentos fazendo o alerta à população, a partir das 9h.
Na primeira fase da campanha, a CBTU pretende atingir diretamente os motoristas e para isso estará distribuindo o material da campanha, composto por adesivos, panfletos educativos e chaveiros nas passagens de nível (PN) de maior fluxo de veículos. A ação, na primeira etapa, será concentrada no trecho entre João Pessoa e Santa Rita, em horários de picos. A campanha educativa é realizada anualmente nos cruzamentos rodoferroviários.
“Essas campanhas educativas são muito importantes para reduzir ao máximo as ocorrências de colisões e atropelamentos no sistema. O trem tem preferência e não sai da linha para atingir ninguém, por isso é importante que os condutores de veículos e pedestres se conscientizem que a segurança ferroviária depende, principalmente, deles”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.
A CBTU João Pessoa mantém equipes especializadas que monitoram a via férrea e fazem a reposição de placa Cruz de Santo André e demais de sinalização nos 30 km de linha, nos quatro municípios que atende.
“Nós temos a sinalização adequada em todos os cruzamentos rodoferroviários. Nas passagens de maior fluxo, a CBTU reforça com sinalização sonora e humana com a única finalidade de evitar acidentes, mas mesmo assim, eles ainda acontecem. Por isso, essas campanhas são fundamentais para a conscientização da população”, acrescenta Barreto.
Programação das atividades nos cruzamentos:
Dia 25/04 – terça-feira – às 9h – Avenida Sanhauá/Praça Napoleão Laureano. A partir das 14h – Passagem de Nível Cimepar (Ilha do Bispo).
Dia 26/04 – quarta-feira – às 9h – Bayeux – Rua Pedro Ulisses. Às 14h – Rua Engenheiro de Carvalho e Praça.
Dia 27/04 – quinta-feira – às 9h – Santa Rita – Praça de Várzea Nova. Às 14h – Escola Normal de Santa Rita.