Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Centenário de Jackson do Pandeiro ganha homenagens

O centenário de Jackson do Pandeiro, comemorado neste sábado (31), tem homenagens variadas no estado. Além do Coro Sinfônico da Paraíba dedicar apresentação ao cantor, a Usina Cultural Energisa tem uma série de atrações especiais também em alusão ao pandeirista, entre outros. Confira abaixo.

Coro Sinfônico da PB

O Coro Sinfônico da Paraíba faz concerto em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, desta vez na cidade de Campina Grande. A apresentação tem regência do maestro Daniel Berg e acontece no dia 4 de setembro, às 20h, no Teatro Severino Cabral.

O concerto faz parte do projeto ‘Quartas Acústicas 2019’, idealizado pela Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, em parceria com a Secretaria de Cultura, visando promover e fomentar a produção musical na cidade. “O concerto contará com a participação do jovem talento Thallyson Ramos, que já tem se tornado parceiro do Coro em outros concertos, e que foi ganhador do 3º Talentos Kids, realizado este ano no Shopping Cidade Luz, em Guarabira”, disse Daniel Berg.

“Nesta noite de celebração, o público campinense poderá desfrutar de um repertório popular, feito de forma mais erudita”, completou o maestro. Os arranjos são do maestro Chiquito e de Rafael Funchal, respectivamente coordenador e pianista do Coro Sinfônico da Paraíba. No mês de julho deste ano, o Coro apresentou concertos comemorativos ao centenário de Jackson do Pandeiro nas cidades de Guarabira e Alagoa Grande

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estão à venda na bilheteria do Teatro e com o Coro.

Usina Cultural

O destaque da programação será o projeto “Usina do Seu Jackson”, um dia exclusivo de homenagens ao pandeirista Jackson do Pandeiro, para celebrar o centenário do artista.

O sábado (31) dedicado a Jackson do Pandeiro contará com palestra, exposição de acervo, feira de cordel e xilogravura, comidas regionais, oficina de pandeiro, aulão de forró e shows gratuitos para reverenciar a memória do “Rei do Ritmo”.

Abrindo as atividades do projeto, a partir das 15h, o ativista cultural e professor Jocelino Tomaz faz uma palestra sobre a vida e carreira de Jackson. No evento será lançada a nova edição do livro “Jackson do Pandeiro em Quadrinhos”, da coleção Primeira Leitura, iniciativa da Energisa com Editora Patmos. A HQ, com roteiro de Fernando Moura e ilustrações de Megaron Xavier, narra a trajetória de vida de Jackson de Alagoa Grande até o Rio de Janeiro.

Ao longo da tarde, haverá show de forró com o grupo Soh Jackson, oficina de pandeiro e aulão de forró com os professores Samir Gomes e Sílvia Egito. As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no local. Com todos afiados no ritmo, o grupo Fulô Mimosa fecha a programação às 22h.

Theatro Santa Roza 

O Grupo Teatral ‘Bichoderruma’ apresenta a “Ópera do Pandeiro”, um espetáculo narrativo poético-musical que ressalta a representatividade do maior ícone Paraibano. O musical retorna ao palco do Theatro Santa Roza nesta sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º) com sessões às 20h.

“Ópera do Pandeiro” inicia-se como um auto de natal paraibano para contar o nascimento do menino José, o Jackson do Pandeiro, na cidade de Alagoa Grande, denominada terra onde o sapo não canta. Evidencia-se, assim, um guerreiro aboiador e sua narrativa cordelesca, um profeta que anuncia o predestinado. Além de brincantes, bufões e muita celebração para a chegada do menino.

Com cenários práticos e adereços diversificados, o espetáculo resgata não apenas a trajetória do rei do ritmo, mas também a cultura nordestina com elementos regionais, além dos brincantes.

6º Ruralfest

As ações executadas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), serão demonstradas entre os dias 30 e 31 de agosto, durante o 6º Ruralfest, em Alagoa Grande. O evento, que integra o encerramento da Rota Cultural Caminhos do Frio/ 2019, além de celebrar o centenário do Rei do Ritmo, o alagoagrandense Jackson do Pandeiro, vai reunir instituições e órgãos parceiros para tratar de temas e assuntos pertinentes ao agronegócio paraibano.

No estande da Empaer, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as técnicas da indústria rural caseira do mel, queijo e geleia, a metodologia de agregação de valor da pimenta, exposição e vídeo sobre a elaboração de silos para armazenar por meio da Empaer, ração animal e fenação, além da distribuição de mudas de plantas frutíferas e de essências florestais, e ainda, degustação de cachaça e de guloseimas produzidas por extensionistas locais. Estarão expostos, também, produtos hortifrutigranjeiros, raízes e tubérculos.

A programação do 6º Ruralfest inclui ainda cursos, oficinas, seminários, leilões, gastronomia, visitas técnicas e lazer. O evento é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande e Sebrae e conta com apoio do Governo do Estado, Senar, Banco do Nordeste, entre outros parceiros.  O encerramento, no domingo, 1º de setembro, culminará com a tradicional cavalgada, que chega a sua 19ª edição no município com homenagens a Jackson do Pandeiro.

Para comemorar os 100 anos de nascimento do Rei do Ritmo, a Rota Cultural Caminhos do Frio/2019 fechará a sua programação na cidade também no domingo, com diversas homenagens locais e regionais, entre elas a feira cultural, exposições, corridas, mostras de arte e de cinema, orquestras, oficinas de dança, espetáculos teatrais, palestras, mostras literárias e show

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.