Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Central de Transplantes registra duas doações de órgãos em dias seguidos na Paraíba

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta deixar a família ciente
Foto: Divulgação/Secom-PB

Na noite desse sábado (13), a Central de Transplantes registrou no Hospital de Trauma de Campina Grande a segunda doação de órgãos em dias seguidos de doadores vindos do Sertão do estado. O doador era um homem de 43 anos, vítima de um acidente de moto ocorrido na última semana.

A morte encefálica foi confirmada na noite da última sexta-feira (12), após adoção de rigoroso protocolo com a realização de três exames de constatação. Com o ‘sim’ da família, a doação foi efetivada.

Foram doados os rins e as córneas. O rim direito foi encaminhado para um paraibano de 31 anos e o esquerdo para uma jovem, também paraibana, de 16 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

O aumento no número de doações vindas de pacientes do Sertão do estado é reflexo de uma ação de conscientização realizada no último mês de setembro na região.

“Estamos avançando nas doações originadas nas cidades do Sertão graças ao esclarecimento levado à população por meio de um trabalho de interiorização feito pela Central. É muito bom saber que as pessoas estão compreendendo que quando a família diz ‘sim’, a vida continua,”, esclareceu Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito. Basta conversar com a família e deixá-la ciente do desejo.

“Desde a abertura do protocolo de morte encefálica, a família é acolhida por nossa equipe, independentemente da escolha dos familiares. Somente quando é constatada a morte encefálica, a equipe realiza entrevista com os acompanhantes. O acolhimento no momento de perda é fundamental e sabemos que os familiares precisam disso”, reforçou Juliana Alves, coordenadora de enfermagem do Núcleo de Captação de Órgãos de Campina Grande.

Palavras Chave

Saúde

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.