Início Geral

C?es e gatos ainda podem ser vacinados em Jo?o Pessoa, mesmo fora do Dia D

O Dia D de vacinação contra raiva ocorreu sábado (18) em todo o estado, mas quem não vacinou cães e gatos nesse dia, ainda pode procurar o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa para aplicar o produto no animal.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a secretaria Municipal de Saúde, os proprietários que não conseguirem levar os seus animais aos postos de vacinação neste sábado poderão procurar o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, que fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, n° 100, Jardim Cidade Universitária. O horário de funcionamento do centro é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O objetivo da campanha é imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade. As ações aconteceram em 172 pontos espalhados pela cidade.

As doses estão sendo aplicadas desde o início da semana. Para agilidade nos trabalhos de imunização, cerca de 800 pessoas, entre profissionais da rede municipal de saúde e voluntários, trabalham nos atendimentos e aplicação das vacinas.

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, mais de 65 mil animais devem ser vacinados durante a campanha. “Quando vacinamos um gato ou cachorro controlamos a raiva animal e, consequentemente, diminuímos o risco da transmissão da doença aos humanos”, explicou.

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença morrem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) de João Pessoa através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.