Jornalista com 30 anos de carreira

Poluição

Dom José Maria Pires

TV Correio

cg-e-jp-tem-acoes-e-servicos-voltados-para-pacientes-com-autismo
PMJP oferece serviços para crianças com autismo (Foto: Divulgação)

CG e JP têm ações e serviços voltados para pacientes com autismo

Nesta segunda-feira (2) é lembrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

274
COMPARTILHE

As cidades de Campina Grande e João Pessoa têm programação e serviços voltados para pacientes com autismo. Nesta segunda-feira (2) é lembrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em Campina Grande, a AMA – Amigos do Autista, projeto integrante do Instituto Brenda Pinheiro – IBP fará panfletagem, pela manhã; e a presença de deputados estaduais e vereadores de João Pessoa e de Campina Grande, à tarde.

Pela manhã, os pais de crianças autistas da AMA estarão vestidos de azul – a cor que representa a causa autista – distribuindo panfletos educativos nos principais pontos do centro de Campina Grande, informando sobre o que é o Autismo, porque vestir azul no dia 02 de abril, a legislação que garante direitos a crianças autistas no Brasil e como os pais podem identificar se uma criança tem características que indiquem autismo.

À tarde, a partir das 14h30, a AMA receberá a visita dos deputados estaduais e vereadores de João Pessoa e de Campina Grande que fazem parte da Frente Parlamentar das Pessoas com Autismo. A frente, presidida pelo deputado estadual Raniery Paulino, foi instalada no último dia 14 de março, em João Pessoa.

Os membros da Frente Parlamentar das Pessoas com Autismo vão conhecer as instalações da AMA, os profissionais que atuam no tratamento de crianças autistas e os métodos utilizados no tratamento – ABA, TEACCH e PECS, considerados os mais eficazes no tratamento de crianças autistas, com avanços cientificamente comprovados.

João Pessoa tem serviço de saúde

Um dos serviços da Prefeitura de João Pessoa é oferevcer  vagas na Rede Municipal de Ensino. Além disto, a PMJP oferece todo acompanhamento dos autistas e seus familiares.

Além da educação, a Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibiliza um acompanhamento especial para as pessoas com autismo. O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) mantém uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, neurologista, pediatra e psicopedagogo. No local, também é oferecido atendimento educacional especializado com atividades como musicoterapia, arte terapia e educação física adaptada.

Antes do atendimento, é feita uma triagem para definir os procedimentos indicados para cada criança. No momento da triagem, o responsável pela criança deve estar de posse do cartão do SUS da criança, laudo médico e comprovante de residência em João Pessoa.

O CRMIPD está localizado na Av. Coronel Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo a sexta-feira o dia em que são feitas as triagens dos usuários.

Autismo

Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse número passa para dois milhões. O transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas