Às 23h59 desta quarta-feira (5), Campina Grande e outras nove cidades da mesma região, no interior da Paraíba, terão o sinal de TV analógica desligado. Em João Pessoa e outras 12 cidades do entorno da capital, o desligamento ocorreu em 30 de maio deste ano.
A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e foi homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 91% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.
Desde o começo dos trabalhos na região, a Seja Digital (entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil) distribuiu mais de mais de 92 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda atendidas por programas sociais do Governo Federal tivessem acesso ao sinal digital.
Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital informou nessa terça-feira (4) que vai continuar distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias conforme os agendamentos que foram realizados.
A expectativa é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).