Início Geral

CG ganha centro de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico

Campina Grande vai ganhar, na próxima quinta-feira (7), um Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação. O instrumento, que se chamará Virtus, fomentará o empreendedorismo e inovação no estado.

A solenidade de inauguração será conduzida por profissionais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Fundação Parque Tecnológica da Paraíba (Fundação PaqTcPB). Também participam do evento convidados nacionais e internacionais, assim como autoridades ministeriais, governamentais e municipais, além de representantes de grandes empresas, como Sony, LG, Samsung, entre outras.

O Virtus é parte do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e está localizado dentro do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), um ambiente empresarial e industrial condizente com a demanda por qualidade e profissionalismo dos seus clientes.

A infraestrutura do Virtus conta com mais de 1.000 metros quadrados de laboratórios com equipamentos de última geração, segurança da informação e diversas salas de vídeo conferência para garantir comunicação constante e irrestrita com clientes globais.

A diretora geral da Fundação PaqTcPB, Francilene Procópio Garcia, destaca que “ o Virtus foi concebido para acolher de imediato 150 profissionais altamente qualificados (graduados, mestre e doutores), dispondo de equipamentos de última geração, segurança da informação e diversas salas de vídeo conferência para garantir comunicação constante e irrestrita com os clientes globais. Foram investidos R$ 3,5 milhões de reais para a obtenção destas instalações, com recursos oriundos da parceria com a iniciativa privada”.

O Virtus, que já inicia a sua operação com uma carteira de projetos contratados acima de 18 milhões de reais, será responsável pela fixação de mais de 200 profissionais, totalizando R$ 10 milhões de reais em gastos diretos por ano” reforçou.

Referência

Com a visão de se tornar referência internacional em desenvolvimento e inovação tecnológica, o Virtus foi fundado por pesquisadores do CEEI com mais de 15 anos de experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento, com foco em geração de valor e diferencial competitivo para grandes empresas do setor industrial.

O principal diferencial do Virtus é a excelência operacional para a execução de projetos, compatível com o nível esperado pelas empresas. A parceria com institutos privados, tais como o Instituto Venturus e o Instituto Nokia de Tecnologia respaldam a qualidade operacional, aliada à reconhecida competência técnica de seus pesquisadores e o suporte administrativo do Parque Tecnológico da Paraíba.

Como parte do CEEI, os projetos desenvolvidos no Virtus podem receber recursos da Embrapii através da Unidade Embrapii CEEI-UFCG, o que representa mais um diferencial para clientes em busca de competência técnica e inovação de produtos através do uso de recursos financeiros não reembolsáveis. O Virtus possui atualmente diversos projetos em execução que reúnem recursos de Lei de Informática e recursos Embrapii, garantindo ainda mais valor agregado aos seus clientes.

Reunindo características técnicas, operacionais e ainda com potencial auxílio financeiro à execução de projetos, o Virtus se torna uma opção única no Brasil em suas áreas de atuação, apresentando-se como parceiro preferencial de empresas que buscam, em um mesmo lugar, a convergência entre excelência de pesquisa e a entrega de valor para o mercado em forma de produtos e novos negócios.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.