Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

CG recebe exposição sobre antigas máquinas de calcular

A cidade de Campina Grande irá receber, na próxima terça (5) e quarta-feira (6), a exposição ‘Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Ciência e Tecnologia do Passado e do Presente’. A mostra, que tem entrada gratuita, acontece no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e é organizada pela Unidade Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Durante a exposição, o visitante, sempre acompanhado com um monitor, terá oportunidade de operar algumas máquinas. Serão expostas em torno de 25 máquinas, de diversas nacionalidades e marcas, todas com mais de 30 anos, algumas com quase 100 anos.

“São peças bonitas, interessantes, belas de serem vistas e apreciadas por si só. Protótipos dos atuais computadores, elas são impressionantes, obras monumentais da tecnologia, da engenharia, da lógica matemática e do gênio humano, que se juntaram para fazer com que um amontoado de peças de ferro seja capaz de fazer contas, sem usar energia elétrica ou qualquer software”, destaca o professor Daniel Cordeiro, que coordena o evento.

A exposição é direcionada a estudantes de todas as idades e interessados. “O objetivo é atrair crianças e jovens e fazê-los refletir como se processa o desenvolvimento tecnológico e científico ao longo dos anos. Certamente, esse aspecto deve atrair os jovens para a Ciência e a Tecnologia e estimulá-los na busca de produção inovadora e do que podem criar”, defende Daniel Cordeiro.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.